No dia de hoje, vários blogueiros estarão empenhados em um projeto de blogagem coletiva. Aceitando o pedido da Ester, do blog Esterança, estarei aqui participando falando sobre Inclusão social. Se você quiser participar também, maiores informações neste link.

Bom, fiquei pensando sobre o que falar. Então me lembrei de um protesto muito interessante que aconteceu no dia 09 de janeiro dentro da CES (Consumer Electronics Show). O famoso cantor Stevie Wonder conseguiu espaço durante a feira para fazer um alerta: a falta de preocupação, por parte dos desenvolvedores de tecnologia, com os deficientes visuais. Principalmente, os produtos com telas sensíveis ao toque.

Existe uma série de aparelhos e serviços que tem auxiliado na utilização deste público. Ele, inclusive, citou o iPod e o BlackBerry. Mas, como sabemos, nem todas as empresas se prestam a tal preocupação. Ele disse: "Não queremos segurar o progresso tecnológico. O que estamos dizendo é que eles deveriam pensar na interface e criá-la para que seu uso seja simples... Quanto mais simples for a interface de um produto, mais pessoas ele atingirá, sejam cegas ou não".

E, realmente, a navegação por uma tela sensível ao toque é impraticável para um deficiente visual. É um recurso que, além do tato, requer a visão para poder manuseá-lo. Mike May, presidente da Sendero Group, até brinca sobre esse fato: “Eu posso esquiar a 100 km por hora numa descida? Sim. Mas posso usar um microondas com tela sensível? Não”.

Dezembro eu tinha produzido um texto sobre a importância das interfaces dos produtos. E destaquei: “o grande problema do mercado ainda é tornar a interação mais simples e amigável. Para todos os tipos de usuários. Não se tratando apenas de uma questão de abranger um maior mercado alvo. Mas sobrevivência mesmo”. Tratar todos os usuários com o devido respeito é fundamental.

Mas vale lembrar que existe ainda esperança sobre o caso dessas telas! É tudo uma questão de adaptação. Por exemplo, a Apple poderia lançar uma atualização, com um modo de operação específico para este público. Nesta nova versão, ao clicar e arrastar pela tela, uma voz faria uma leitura sobre os objetos selecionados. Dois cliques, por exemplo, seria a ação em si de acionar tal opção. E por aí vai. É possível adaptar para todas as necessidades. Acredito até, que o resultado seria muito bom! Mas... é tudo uma questão da boa vontade dos produtores. A reivindicação foi lançada. Com certeza, continuará a ser pressionada. Cedo ou tarde, Stevie Wonder poderá ligar tranquilamente para seus amigos. Tenho certeza.