Estava demorando para surgir esta notícia. A Revista Veja deu uma nota sobre o interesse do governo e da oposição em contratar os serviços da empresa americana Blue State Digital. Ela foi a responsável por coordenar toda a campanha eleitoral do presidente Barack Obama. Graças ao grande foque dado às redes sociais da internet, eles conseguiram atrair não só eleitores como a atenção da mídia (O resultado final não preciso comentar, não é?). Assim, nossos nobres políticos ficaram vislumbrados com a magia dos assessores de imagem gringo, e agora querem importar os seus serviços.

A questão não é um modelo específico. A única “genialidade” no caso americano foi terem contratado a empresa para atingir novos públicos na internet. Empresa que realmente entende o funcionamento da web. Só isso. O resto é só trabalho de marketing (para o candidato e para eles mesmos). Isso pode ser feito por várias agencias nacionais. Tem muita gente boa por aqui, com a visão necessária.

Como explicar isso para um candidato que ainda pensa que a internet é uma rede de computadores? Não que não seja, mas essa expressão é bem 1995. Não expressa em nada a nova posição dos internautas na nova web. É isso que eles têm que enxergar.

Alguns políticos já estão se aventurando nesta nova internet: via site, blog, Twitter, Orkut e tantas outras ferramentas. É o começo. Basta agora contratar uma empresa para fazer um planejamento mais amplo e a longo prazo.

Fiz uma pesquisa sobre os candidatos mais cotados à presidência da república, para ver se estão ou não bem assessorados. Pelo que pude ver, eles realmente estão esperando que a salvação de suas campanhas venha do alto... da América do Norte.

Logo na primeira página do Google, pude encontrar um blog que parecia direcionado a campanha de Dilma Rousseff. Fica claro que não é ela que escreve. Um grupo de pessoas, que aparentemente não tem ligação com ela, administra o blog. Tem até um Twitter, mas com função apenas de feed. Portanto, nenhum meio que realmente aproxime ela do público.


O Aécio Neves está em uma situação ainda pior. Além de nenhum canal de comunicação pessoal (até o site do governo de Minas é absurdamente simples. Olha só a agenda dele), ainda não tem ninguém responsável pelo controle de sua imagem na internet. Veja esse perfil falso dele:


O único que está melhor é o José Serra. Com uma busca simples, já foi possível encontrar um perfil oficial dele. Mesmo que seja uma outra pessoa responsável por escrever por ele, fica claro que existe uma seriedade e qualidade nas mensagens. Parabéns pela iniciativa. É claro, não está nem próximo do nível da campanha do Obama, mas já é um início.

Finalizando, a solução é mais simples que eles podem imaginar. Não existe a necessidade de importar a solução. Boas soluções nacionais é o que não faltam (Sim, nós podemos!). Basta abrir os olhos e dar a devida atenção a este público e também a imagem que está sendo passado de si pela internet.