Procurar no Twitter
O que estiver a acontecer agora.


Pesquisa avançada


Nesses últimos meses, muito se tem discutido sobre a possível ameaça do Twitter Search frente ao todo poderoso Google. Alias, não apenas o sucesso do buscador, mas do próprio Twitter. A especulação neste setor é grande. Já existem notícias sobre uma possível compra do serviço de microblogging. Em um texto recente, Fábio Ricotta comentou sobre as cinco razões para Google comprar o Twitter. Bem interessante os pontos levantados.

Mas eu não quero falar sobre isso. Quero analisar pelo ponto de vista da busca. Quais dos dados pesquisados são mais relevantes? Na minha opinião, a grande diferença entre os dois serviços é uma diferença temporal: enquanto os dados do Twitter Search são focados nas atividades que estão acontecendo agora, o Google, por outro lado, é muito mais eficaz nas notícias que ganharam significância com o passar do tempo. Eu já fiz, por várias vezes, pesquisas no Google por eventos que estavam acontecendo no exato momento e o resultado foi, por muitas vezes, desastroso.

Mas, e a qualidade da informação do Twitter Search? Vamos analisar os dois lados da moeda. O lado bom é a maior possibilidade de encontrar o dado desejado, afinal, são pessoas destacando informações, não máquinas. Vejamos esta opinião do Mr. Manson, nos comentários deste post do Tiago Dória:
"Acho que o lance é encarar os usuários do twitter como “bots indexadores” da “vida real”, longe da tela do computador. O bot do Google não chega nas palestras da Campus Party, nas boites ou alagamentos das cidades. Os “bots do twitter” (nós) chegariam (principalmente se ele se popularizar)"
Mas e o lado ruim? Nem todos os usuários estão cientes da importância desta ferramenta. Para que resultados relevantes sejam indexados, existe a necessidade de twittes de qualidade. Se, por exemplo, faço uma pesquisa sobre o anime Death Note, eu apenas encontrarei mensagens que expressam o nome deste desenho. Uma mensagem do tipo: “Olha que legal este vídeo httpEndereçoDoVideo”, não será indexada. A correta descrição da informação cabe ao usuário.

Ainda existe o problema da futilidade. A maior conquista do Twitter foi sua reinvenção. A idéia inicial era: digite uma mensagem sobre o que você está fazendo agora. Por que me interessaria saber que um sujeito, lá no Acre, acabou de tomar sorvete? Ou que ele está indo tomar banho agora? O que aconteceu foi que os usuários começaram a olhar esta ferramenta com outros olhos: “e se eu utilizasse esse meu espaço para colocar um link interessante, uma dica de filme ou qualquer comentário que só eu posso fornecer?”. Com isso a informações passaram a ter mais qualidade. Mas, infelizmente, nem todos conseguem ver isso. Não estou dizendo que é errado twittar assuntos próprios. O problema é quando tais mensagens ganham mais destaque do que é necessário.

Se o serviço do Twitter Search continuar ganhando destaque, os usuários vão começar a tomar consciência disso. Eu mesmo, utilizo muito este sistema de busca. Existem muitos benefícios. Principalmente agora, com este addon que foi lançado para o Firefox. Ele se chama Twitter Search Results on Google. Com ele, uma pesquisa é mostrada com o resultado dos dois buscadores juntos. Vale a pena dar uma olhada.

Nota 1: Agradecimento ao Fliscorno pelo buscador no início do post.
Nota 2: Para quem quiser acompanhar minhas mensagens no twitter, este é o endereço: Twitter.com/kleber7777. Diferentemente do blog, meu foco lá é tratar mensagens com muita informalidade.