Vira e mexe, eu coloco uma tirinha para ilustrar algum artigo meu. Existem muitas pela web com assuntos ligados a tecnologia, formação profissional, economia, etc. Resolvi fazer um pequeno jabá para algumas que não saem do meu agregador de feeds. Neste tópico em especial, tiras com temática nerd.


Problogger: Vinculado ao blog Nadaver.com, este quadrinho narra a vida de um blogueiro que não tem muito tempo para uma vida social no “first life”. Atualmente, ele tem buscado aumentar suas visitas através do Twitter. Os exageros mostrados são muito bem sacados.


Dilbert: Sinceramente, fiquei com uma baita dúvida se o colocava na lista. Talvez esta tirinha não se encaixe exatamente no tema do post, mas a complexidade dos textos me faz qualificá-lo. Desenho já consagrado de Scott Adams, mostra a vida profissional de Dilbert em seu escritório surreal (ou seria parecido com alguns reais?). Tirinha obrigatória para quem gosta de humor no estilo do seriado The Office.


Geek & poke: Para mim um dos melhores quadrinhos atualmente. Não em nível de qualidade de desenho (afinal, são traçados simples, porém eficientes) ou complexidade na junção das idéias. Simplesmente pois ele trata eventos atuais ligados a internet de forma direta. Sempre linkando com alguma notícia de tecnologia. Simples e divertida!


PHD Comics (Piled Higher & Deeper): Jorge Cham, PhD em Engenharia Mecânica pela Universidade de Standford, é o autor deste projeto. Em suas tirinhas, ele trata de todos os problemas que os graduandos enfrentam na Universidade. Algumas piadas só entende quem já viveu este ambiente acadêmico. Belo traçado, ótimas tiradas e histórias que seguem uma cronologia, são marcas da qualidade do site. Recomendo!


Nerdson não vai à escola: Para finalizar, outro representante nacional. Karlisson Bezzera é o responsável por um dos quadrinhos mais famosos da internet brasileira. As histórias da turma do software livre são ótimas. Ser um Heavy User é pré-requisito para entender as piadas. O que falar sobre a qualidade de texto e desenho do site? Genial! Realmente merece o primeiro lugar nesta lista.

Concordou? Não gostou? Conhece outro exemplar para esta lista? Deixe sua opinião nos comentários. Quem sabe, posso fazer uma segunda edição com os que ficaram de fora desta edição.