O objetivo deste tópico é responder ao tema levantado por Dr. Nacir Sales, do blog Dr. Negociação. Em seu post do dia 28 de Fevereiro, ele levantou a pergunta: Blogs ajudam no aprendizado escolar? Eu estou longe de ter sua experiência profissional e, tão pouco, sua fluência na articulação de raciocínio que é perceptível em seus textos. Porém gostei do tema e queria de colocar a opinião de um humilde estudante neste tópico.
O principal incentivo que tive durante a infância, no âmbito da leitura, foram as revistas em quadrinho da Turma da Mônica. Na minha adolescência, foram os livros da série Vaga-Lume, da editora Ática. E o que mais me marcou no início da juventude foi a revista Superinteressante. Essas fontes conseguiram aguçar meu interesse pela leitura. Digo mais: para formação de caráter. Se eu tivesse acesso a blogs naquela época, o resultado seria o mesmo? Tenho certeza que sim. Na minha opinião, a questão não é a mídia. O importante é que surja o elo de ligação do comunicador com o leitor. Independente da forma utilizada. Mas com uma ressalva: que seja natural.
O blog, nesses últimos anos, conseguiu conquistar um espaço muito grande entre o público mais jovem. Se tornou um ambiente familiar para eles. Onde a leitura é encarada de forma prazerosa. Da mesma forma que eu encarava as travessuras da menina dentuçinha de camiseta vermelha. Então fica a questão: se as obras de Maurício de Souza são elogiadas pela sua contribuição para a educação de tantas crianças brasileiras, por que a discriminação com os blogs? Recentemente, acompanhei uma denúncia do Luis Ricardo sobre o bloqueio ao acesso de blogs em escolas e universidades. No texto, diz: “A grande preocupação dos administradores de rede são com blogs de downloads e de conteúdo adulto. O primeiro porque deixa a rede da instituição vulnerável a malwares e problemas e a segunda porque além de não ser produtiva, pega mal a beça para a instituição ter um funcionário em horário de expediente visitando esse tipo de conteúdo”.
Os blogs, assim como qualquer outro site, são produzidos para um público bem variado. Uma coisa é colocar filtro de conteúdo, outra, bem diferente, é bloquear totalmente o acesso. Generalizando que todas as demais fontes, compartilham com o mesmo pensamento e intenção. A questão fundamental é: instrução! Tantos dos pais, como dos professores. Gerando o interesse do menor em fontes de crescimento intelectual e criativo.
Concordo com o texto da Priscilla Aloi sobre os problemas do péssimo uso da tecnologia. Tentando “tirar vantagem” do professor, muitos usam do COPIAR e COLAR a salvação para seus problemas. Avisá-los que eles mesmos estão sendo prejudicados, faz-se necessário. Ela diz: “Não digo que a tecnologia é má, mas sim o nosso despreparo para utilizá-la de uma maneira sadia... Repense se a máquina está te dominando – Dê um basta nas atitudes robotizadas e faça a diferença em seu ambiente social – dê a sua opinião, expresse seus sentimentos, sonhe, realize, lute por aquilo que você quer (é tão bom celebrar a vitória, mas lembre-se que não são todas as batalhas que ganhamos) e utilize a tecnologia para o bem”.
Crianças, bem instruídas na utilização do blog, podem obter ótimos benefícios. Responsabilidade, criatividade, pesquisa e uma busca por divulgação são características aprimoradas dos blogueiros. Dá certo! Alias, como exemplo de sucesso, Layanna Maiara, do gostoso Enquanto ela escrevia..., me contou de um caso de um professor seu passando, como prova, a criação de um blog. Segundo ela, vários de seus amigos continuam a manter seus blogs por causa desse exame.
Para finalizar, deixo como sugestão deste ótimo artigo do Vitor Pamplona: Blogs como forma de avaliação em universidades. Neste texto, ele destaca as falhas na utilização de provas e dá boas sugestões sobre critérios de avaliação aos blogs. Vale à pena a leitura.
1 de março de 2009
O papel dos blogs na educação
Postado por
Kleber Anderson
20:18
- Unknown 1 de março de 2009 às 21:00
- Este comentário foi removido pelo autor.
- Homenzinho de Barba Mal feita 1 de março de 2009 às 22:09
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Eu também gostava de ler a Turma da Mônica e sou assinante da Superinteressante.
Onde eu estudava era permitido o acesso a blogs, mas muitas universidade alegam os mesmos motivos que foram alegados em seu texto.
Muitos acreditam que ter um blog é ter um diário virtual, mas tem muita coisa boa e muita coisa ruim entre os blogs.
Eu aprendo muita coisa lendo blogs, porém nem todos pensam assim. Eu recebo inúmeros comentários de pessoas que nem sequer leram o primeiro paragrafo, comentam com para receber mais visitas em seus respectivos blogs.
Outro dia estava lendo uma matéria na Época Negócios, em que mostrava uma pesquisa, que a grande maioria dos jovens, não leem texto longos na internet.
Fizeram uma pesquisa que mostra que 72% da população é composta por analfabetos funcionais, que leem, mas não compreende o que está lendo. Os pais, professores, governo e os próprios blogs, podem fazer algo para mudar essa situação. - Mauricio Ferraz 2 de março de 2009 às 00:01
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ola meu amigo, sobre seu post quero dizer que acho que na blogsfera existe muita coisa instrutiva em todas as areas, faz parte da evolução natural.. hoje as coisas tenden a ser diferentes das de e´pocas passadas, mas tao melhor ou igualmente valorizada no que diz respeito a didatica...
- Kleber Anderson 2 de março de 2009 às 05:37
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Olá amiga Professora. Obrigado pelo elogio e pela visita. Fique à vontade para voltar outras vezes.
Olá Kadan. Faz dois anos que comecei a me interessar por blogs. Antes eu também tinha uma impressão ruim também. Por culpa dos maus exemplos. Mas, pesquisando melhor, pude encontrar ótimas pérolas. Que tem contribuído com muito conhecimento. É tudo uma questão de ver com bons olhos esta ferramenta. Repito: com boa instrução, pode ser tirado bons resultados.
Sobre textos longos, eu estou ciente desse assunto. E tenho certeza que esses dados são verdadeiros. No meu caso, tenho constatado como dado. O tempo de permanência média dos visitantes em meu blog é muito baixo. Eu, pessoalmente, tenho dificuldade em ver uma solução para isso. Quem sabe, como você disse, com a popularidade de blogs esses números possam diminuir. Obrigado pela visita.
Olá Maurício. Sim, concordo. O blog não está aí para mudar nenhum paradigma. Apenas para sugerir uma nova forma de aprendizado (quando bem utilizado). Mas os professores têm que ver isso. Ou melhor, sentir na pele. Visito vários blogs de professores. Com ótimos textos e conteúdos. Tenho certeza que a mentalidade desses mudou. Vamos esperar para ver o que vem pela frente. Obrigado pela visita. - Lay 2 de março de 2009 às 06:42
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Concordo plenamente. Já convivo com a blogosfera faz 4 anos e acho extremamente saudável se a gente souber usar. Já presenciei discussões homericas e importantíssimas na rede.
Parabéns pelo texto! - uma leitora 2 de março de 2009 às 11:54
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Olá Kleber.
Conforme comentei lá no Nacir, acredito na tecnologia digital vindo agregar e não subtrair. Mas venho comentar aqui algo que me tocou bem familiar - Turma da Mônica, série Vaga-Lume, Superinteressante. Tenho dois filhos, um quase da sua idade e outra com 18 que seguiram (exatamente nessa ordem) essa mesma sequência lúdica e que, definitivamente, ajudaram na formação do caráter deles. Paralelo a isto eles sempre tiveram contato, com a internet, para uso pessoal e escolar. Posso dizer, como testemunha, que a ferramenta tecnologia, associada a bons professores e uma incansável supervisão de nós os pais, geraram adultos objetivos e criativos. Por isso sou totalmente a favor destas ferramentas na educação, com a devida supervisão e disciplina, isso não tem volta.
Beijos
Berenice - Kleber Anderson 2 de março de 2009 às 12:29
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Obrigado Layanna pela autorização do seu comentário e pela visita.
Berenice, bom saber que existem bons pais incentivadores desta boa literatura. Foi muito conveniente teu comentário. Veio confirmar meu ponto de vista. Obrigado pela visita! - Francisco Castro 2 de março de 2009 às 18:19
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Olá, Kleber! Muito bom o seu texto, é bastante elucidativo. Certamente, os blogs tem uma função muito importante para o desenvolvimento e a divulgação do conhecimento, e consequentemente, da educação.
Entretanto, existem muitas coisas que devem ser descartadas no mundo dos blog. São blogs cujo conteúdo não nada que se aproveite em termos de conhecimentos. Além desses, existem aqueles que fazem apologia a muitas coisas inapropriadas para muitas pessoas.
Tirando esses, de forma geral os blogs tem uma função muito importante com a educação em nosso país, além de democratizar os meios de comunicação.
Abraços
Francisco Castro - Artefatus 7 de março de 2009 às 02:45
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Olha Kleber, coincidentemente, iniciei minhas primeiras leituras na série vagalume, e até ter saído da 6ª série havia lido todos os constantes na contracapa daqueles, provas não são referencial de capacidade intelectual, são indicativos, concordo contigo que devam haver acessórios a educação tal qual o blog, atrás de todos os problemas brasileiros reside a questão social, eu saí de uma escola pública e passei no primeiro concurso público que fiz, os melhores professores estavam no Estado, hoje eles estão nas escolas particulares. Os blogs podem dar um aproveitamento de 100% para os alunos, a partir do referencial que eles saibam distinguir o que será essencial para ele. Parabéns, tenho acompanhado você não só no blog, ainda também seus excelentes comentários no dihitt e uma dose eficaz de humor, considerando-me coroado com a sua visita no meu humilde blog. Conte sempre comigo!
- Anônimo 20 de março de 2009 às 05:50
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Kleber,
O Tecno Idéias é destaque no Programa Dr. Negociação TV, que vai ao ar hoje, transmitido em todo o Brasil pelo Canal 102 da SKY - TV Clima Tempo
Exibição: Sexta-Feira às 23:00Hs.
Reprises: Domingos às 18:00Hs, Segundas às 23:30Hs e Quarta às 00:30.
O programa pode também ser assistido pela internet, no Blog do Dr. Negociação e em outros que o retransmitem.
Espero que goste da referência ao seu destacado trabalho.
Um abraço,
Nacir Sales
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