No final do século passado, eu tive meu momento “geração MTV”. Passei bastante tempo assistindo aquela salada de fruta musical. De Onibusfobia à Pretty Fly (for a white guy). Das tentativas de discussão de Cazé Peçanha no saudoso Teleguiado até as futilidades do bizarro Garganta e Torcicolo. Foi um curto período de vida, mas o suficiente para conhecer seu poder de influência.

De lá pra cá, muita coisa mudou na grade de programação do canal porém um detalhe ainda persiste: por mais influência que o canal tenha sobre o público jovem, o canal não consegue obter um grande ibope junto ao público e as demais mídias. Com a exceção de um dia: a entrega dos prêmios VMB (Video Music Bawards). Com um alto investimento na estrutura do evento, a MTV Brasil recebe cantores, atores, atletas, comediantes e qualquer outro profissional que possa interessar a seu público. Ou não.

Com a intenção original de premiar os melhores nomes da música nacional (entenda isso como você quiser), os prêmios tiveram que mudar com o passar do tempo. Refletindo as mesmas mudanças da programação da TV, foram criadas novas categorias. Muitas delas ligadas à internet. Uma das novidades da premiação deste ano é: Melhor Twitter do ano.


Boa parte dos indicados não foram bem aceitos pelos próprios usuários do Twitter (você pode ver a lista neste link). Além da categoria ser tão relevante quanto o Fala Que Eu Te Escuto, os indicados são tão fracos quanto os argumentos de defesa da Rede Record. Mas... o objetivo principal deste texto não é julgar o mérito das indicações das micro-celebridades: Danilo Gentili, MariMoon e do Marcos Mion. Eles estão dentro do que se estipula ser a audiência do canal. O problema são os outros dois concorrentes.

É de conhecimento público que, tanto a Twittess quanto o Mano Menezes, só conseguiram a atual quantidade de seguidores graças aos tão criticados scripts. No caso do Twitter do técnico do Corinthians, o uso foi mais baixo: criando perfis falsos somente para segui-lo e aumentar seu “status de relevância”. Existem vários textos comentando o ocorrido (como este).

Mas este caso, que até pouco tempo atrás era apenas criticado, agora chegou a um novo patamar: os “silicones de Twitter” passaram a render prêmios! O serviço não serve apenas para publicar o que se pensa, ele pode oferecer fama se você for bem seguido!

O problema agora é que a busca por estes tais scripts irá aumentar. Se alguém ainda tinha dúvida sobre a Orkutização do Twitter, espere os novos capítulos. A busca pela maior visualização será buscada não apenas por usuários conhecedores do português: uma invasão de especialistas na fina arte do miguxês, tentando levar, à toda face da Terra, suas boas novas também virão. Os usuários normais sentirão na pele o que as Salsas fazem com a Juliana Sardinha.

Se os criadores do Twitter já estão tendo dificuldade de manter o serviço no ar pelo enorme crescimento de acessos, com certeza a situação não ficará melhor com o crescimento do interesse por essas técnicas alternativas de crescimento. A indicação para a premiação foi um grande erro da MTV. Se fosse para mensurar essa vergonha em uma escala, eu diria: NX.

Atualizando: O holofote em cima dos scripts já deu sua primeira conseqüência. Novo perfil falso: scripttes. Com direito a campanha.

Tirinha: Nadaver