As férias estão aí. Tempo de caminhar, ir à academia, andar de bicicleta ou simplesmente ficar deitado na cama até tarde. E em todas estas atividades, pegar um mp3-player e ouvir um bom podcast é sempre uma boa opção. Seja lá qual for o seu tema favorito, a grande popularização desta ferramenta no país tem proporcionado uma grande variedade de opções. De assuntos técnicos de tecnologia até poesia. De um papo sobre carreira profissional até algum simples papo de bar. Então, pegue seu mp3-player, escolha seu tema favorito e comece a baixar. Te garanto que será bem mais divertida e produtiva as férias.

Nerdcast: Considerado o “Melhor podcast do mundo!”, os podcasters Alexandre Ottoni e Deive Pazos conseguiram criar um modelo de programa que acabou por se tornar um padrão na podosfera nacional. Com muito bom humor, eles conseguem falar de assuntos bem variados, para todos os gostos. Para mim, o podcast mais completo do Brasil, tanto em termos técnicos como em pauta.
Categoria: humor.
Dica de episódio: No programa 66, eles conversaram sobre os contos de fadas. Histórias de nossa infância mas agora com o ponto de vista adulto. Muito engraçado!

Monacast: Se a sua curiosidade é saber o que as mulheres pensam esta é a sua chance! Usando os apelidos de Mafalda, Phoebe e Eubalena, elas conversam, com bom humor, sobre vários assuntos de interesse do mundo feminino.
Categoria: humor.
Dica de episódio: No episódio 33, elas fizeram um programa totalmente sem pauta. Histórias hilárias, como a da bucica, merecem ser ouvidas em Papos de bar 2.

Depois das 11 podcast: Os publicitários gaúchos conseguem conduzir um papo, totalmente sem compromisso, com muito bom humor. Um dos destaques deste programa é a ótima interação entre os participantes, dando um dinamismo muito grande ao podcast.
Categoria: humor.
Dica de episódio: Os membros do programa estavam muito soltos neste episódio 30. Hilário!

Fala Freela!: Podcast do carreirasolo.org focado em discutir sobre a vida de freelancer. Mauro Amaral, Humberto Oliveira e Carolina Vigna-Maru são os podcasters. Muitas dicas interessantes, não apenas para profissionais liberais. Uma meia hora muito bem aproveitada. Vale também lembrar da boa edição do programa.
Categoria: Mercado de trabalho.
Dica de episódio: debatendo um assunto bem complicado para todos os freelancers, o que fazer diante de um calote? Boas dicas para sair ou evitar entrar nesta situação.

Now! café: o podcast semanal do IDG Now!. Partindo com uma proposta de conversar de forma menos formal, eles fazem um resumo das principais notícias de tecnologia da semana. Um dos diferenciais deste programa é a possibilidade de acompanhar a gravação do programa ao vivo. Todas às quintas-feiras, as 18:00, no Yahoo live.
Categoria: Tecnologia.
Destaque do programa: Ao final de cada programa, os participantes do programa sempre dão boas dicas aos ouvintes. No último programa, foi este site para ouvir música on-line. Estou testando.

Dudecast: Janeiro está chegando e a nova temporada da série mais comentada na internet também! Mas melhor do que simplesmente assistir Lost é poder ler e comentar sobre as teorias da série. Neste ótimo podcast, Davi Garcia e Juliana Ramanzini comentam cada episódio, mostrando detalhes que passam despercebidos pela grande maioria das pessoas.
Categoria: Televisão.
Dica de episódio: O melhor episódio, na minha opinião, desta quarta temporada de Lost foi o The shape of the things to come. Reviravoltas, respostas e novas indagações são comuns na série, mas neste episódio o efeito foi maior. E nada melhor que ouvir uma análise dos especialistas.

Podcast Irmãos.com: Podcast cristão que discute semanalmente assuntos ligados a fé, comportamento e mercado que envolve o cristianismo. Mantendo o bom humor e não tendo nenhuma obrigação com editoras e ministérios, eles conseguem falar a verdade, sem hipocrisia. Mas, acima de tudo, com bom senso e baseando seus atos na bíblia.
Categoria: Religião.
Dica de episódio: No programa comercialização da fé foi discutida a situação caótica que atingiu o mercado nacional. Algumas pessoas que entraram no meio cristão com o objetivo de apenas lucrar. Assunto polêmico.

Semana tech: Nada como poder relembrar as principais notícias da semana. E no ramo da tecnologia, com tantas mudanças acontecendo tão rápido, uma retrospectiva cai muito bem. Neste podcast, os redatores da revista Info se reúnem para comentar sobre estas notícias. Para quem, como eu, gosta do assunto é um prato cheio.
Categoria: Tecnologia.
Destaque do programa: Os comentários são dos especialistas da revista. Portanto, credibilidade é um dos fortes deste podcast.

Rapaduracast: Podcast do portal cinema com rapadura. Aqui, Jurandir Filho (que foi eleito no recente no Prêmio Podcast como o melhor podcaster brasileiro) e demais participantes falam sobre assuntos do ligados ao cinema. Buscando utilizar uma linguagem bem popular e descontraída, eles conseguem manter seus ouvintes sempre atualizados.
Categoria: Cinema.
Dica de episódio: No programa sobre dublagem, uma conversa com o dublador Ricardo Juarez. Vale à pena conferir!

Podsemfio: Bia Kunze ganhou destaque nacional não pela sua profissão (ela trabalha na área da odontologia), mas pelos seus sites comentando tecnologia móvel. Celular, smarthphones e PDAs estão na pauta de seus posts. E, através do podcast, ela conseguiu se comunicar melhor com seu público. E ganhou bastante destaque e reconhecimento. Recomendado para os amantes do assunto.
Categoria: Tecnologia.
Dica de episódio: No programa de número 79, ela conversou sobre a tecnologia 3G.

Se você quiser sugerir algum podcast que ficou fora da lista, deixe a indicação nos comentários. Bom entretenimento para todos!