Nesta quarta-feira, estava lendo esta notícia postada pela Sandra no diHITT. Segundo o post, a agência The Jeffrey Group realizou uma pesquisa que apontou o crescimento e consolidação da blogosfera em toda a América Latina. Eles definiram blog como “uma nova ferramenta de comunicação com forte potencial para impactar os negócios e organizações”. No mesmo dia, li esta outra notícia no site da Info sobre o blog de notícias The Huffington Post. Segundo a matéria, este blog possui um valor de US$ 100 milhões, que constitui um valor muito acima de muitos jornais impressos. Mostrando o poder de influência e respeito que os blogs adquiriram. Partindo dessas duas notícias, gostaria de conversar com você alguns pontos, em específico, sobre os blogs de notícias. Mais específico ainda, dos usuários mais simples.

É claro que nenhum blogueiro brasileiro recebe o investimento dado ao The Huffington Post acima (US$ 25 milhões). Dificilmente, eles produzirão um material original. O que se vê com maior freqüência é uma cópia da notícia a partir de certa fonte. Se isto é válido, não faz parte do escopo deste artigo (embora um dia ainda colocarei todo meu ponto de vista aqui). Mas existem alguns problemas que estes blogs cometem. Detalhes que devem ser observados por todos eles (independentemente da visão de projeção do blog). Segue cinco pontos que devem ser avaliados:

  1. Sempre colocar a fonte: Já perdi a conta de quantas vezes eu, ao ler uma determinada notícia em um blog, abri uma nova aba no meu browser para poder conferir se a notícia é realmente verdadeira. Principalmente aqueles temas bem bizarros e de curiosidade. Não sei se é um medo de perder o visitante para o site fonte ou o que mais poderia ser, mas tem muito blog que não coloca. Mas é importantíssimo adicionar a fonte. Digo dois motivos: Além de transmitir mais confiança ao leitor, ainda existe o fato de que, caso a fonte tenha cometido um erro (e a notícia seja taxada como falsa), o blog não terá sua imagem abalada.
  2. Manter atualizado: Escolher por um blog de notícias é complicado. Principalmente se você é como eu que não tem muito tempo. Pois as notícias são constantes. Dia-a-dia novidades surgem. E, o blog tem que refletir isto. Assim, o blog tem que estar sempre atualizado.
  3. Tratar o leitor com inteligência: Assim como já discuti no texto anterior, o blog tem que procurar transmitir notícias que sejam realmente relevantes para o leitor. Aquela notícia sensacionalista, geralmente fútil, pode até gerar visita. Mas, em sua maioria, serão apenas visitantes pára-quedistas que lerão e nunca mais retornarão. Tratar o usuário com inteligência e respeito terá resultados sólidos por muito tempo.
  4. Responder comentários: O grande diferencial em ler uma notícia em um grande portal de notícias é que geralmente você apenas lê e só! Mesmo que se tenha algum espaço para comentário, você já viu algum jornalista respondendo teu comentário? Eu nunca vi. Esta é o principal diferencial da notícia no blog. Além de a notícia ter (ou pelo menos deveria ter) uma visão bem pessoal do fato, o espaço para comentário é importante para aproximar ainda mais o blogueiro do seu público. Mas nem sempre o autor preza por responder aos comentários. Perdendo assim, no meu ponto de vista, toda a caracterização do objetivo do blog.
  5. Textos sempre revisados: Assim como é inaceitável um jornalista que cometa erros gramaticais em seus textos, o blogueiro também deve buscar não cometê-los. Portanto, é importante sempre uma revisão de todo texto antes de publicar.

Se todo blog de notícia seguisse estas regras, teríamos uma blogosfera ainda mais forte e respeitada. Espero que este post acabe sendo uma pequena semente para um futuro melhor para este setor.

Para finalizar, segue uma charge bem humorada sobre um blogueiro sem foco. hehe
Fonte: Nadaver.com