Estamos vivendo atualmente em um mundo que é tudo muito rápido. Aconteceu um simples festival de comidas do outro lado do mundo e já ficamos sabendo com pouquíssimo tempo de atraso. Fato este inimaginável até algumas décadas atrás. Em um tempo em que os jornais impressos assumiam a missão da difusão da informação. Informação esta que demorava dias e até semanas para chegar em nosso lar. Agora, não existe mais esta barreira. A um simples clique obtemos tudo o que queremos... mas, o que é realmente notícia?

Não sou estudante de jornalismo. Muito menos passo perto de especialista da área. Mas esta é uma pergunta que me instiga atualmente. Principalmente, no jornalismo da televisão. Vejo uma série de informações sendo comprimidas nestes espaços reservados. Sendo que, nem sempre, tais manchetes são realmente fundamentais para informação e formação do telespectador.

Pensemos nos jornais “policiais”. Será realmente importante que eu fique sabendo que aconteceu um assassinato bárbaro em Goiânia? Ou um seqüestro em Porto Alegre? Ou seja lá que barbárie for, que aconteceu tão longe daqui? Eu não entendo a finalidade. “Poxa! Que coisa. Esse mundo não tem jeito! Ok, vamos para a próxima notícia que vai me chocar!”. Lembro-me de ter ouvido do apresentador José Luiz Datena, em uma época que tinha paciência para assistir o programa dele, que a função de seu programa era de alertar as autoridades sobre o caos na cidade. Mas será que as autoridades não entenderam o recado ainda? Continuar exibindo todas estas matérias vai realmente modificar alguma coisa? Acredito que não. Desde a época do Aqui Agora do SBT, nada mudou.

Além de não ser relevante para você ficar 100% ciente de todas estas tragédias, existe uma série de outras matérias que poderiam ocupar o espaço. Quantas ONGs, neste exato momento, estão buscando espaço de divulgação para mostrar seus serviços. Dicas de economia financeira neste tempo oscilação da bolsa. Qualquer assunto que possa adicionar valor na vida das pessoas.

Não estou dizendo que devemos achar que estamos vivendo em um paraíso. A violência está aí. O que estou dizendo é que existem prioridades. Uma pessoa bem informada precisa buscar várias fontes de informação. Sendo estas com uma variedade de assuntos. Conhecimento este que pode ser aplicado no seu emprego, estudo, lar ou em uma descontraída roda de amigos. Na minha opinião, reservar tanto tempo para mostrar assaltos, seqüestros e assassinatos serve apenas para alimentar o lado sádico do ser humano. Que gosta de ver a desgraça alheia.

Isso sem falar nas notícias sem importância nenhuma. Uma manchete sobre um festival local da escócia onde pessoas saem fantasiadas e... sei lá... tacam frutas uma nas outras! Notícias neste nível. Aposto que você já viu várias durante sua vida. E, após alguns minutos, você se esquece delas! Por que será?

Eu poderia ficar aqui dando tantos exemplos sobre “notícias” que não cumprem com o objetivo que elas deveriam realmente realizar, mas não quero cansar você. Vou ficar por aqui. Mas deixo uma dica: informe-se sempre. Para adquirir conhecimento, se manter atualizado e para ter aquela deixa para uma conversa mais informal. Mas procure refinar suas fontes. Saiba distinguir entre o que realmente é relevante e o que não é. Utilize a internet para ajudar a explorar áreas que não ganharam tanto destaque no jornal da TV ou que fazem parte da sua área de atuação. Tendo na sua mente o que é notícia para você, os rendimentos serão bem melhores. Até mais.

Recado aos leitores: Na semana que vêm estarei terminando a semana de exames na faculdade. E finalmente poderei voltar a postar com mais freqüência no blog. Pois atualmente, estou bem cansado e sem tempo.