Primeiramente, para os leitores do blog que não conhecem o site me permita apresentá-lo. O diHITT é um serviço de divulgação de notícias. Assim como vários outros serviços internacionais e nacionais, ele possui um sistema de ranking. Assim quanto mais popular for a notícia, melhor status ela ganha até chegar ao ponto de conseguir destaque na página principal do site. Mas o grande diferencial do diHITT é no fator social. Assim como todas as redes sociais, você pode criar um login com avatar e comentar notícias, adicionar amigos, mandar recados e, é claro, votar nas notícias favoritas. O ambiente entre os usuários é muito bom. Fica o meu convite para conhecer o serviço.

Agora vamos ao assunto mesmo deste tópico. Toda vez que vou enviar uma nova notícia ao site, sempre procuro fazer uma busca antes, para ter certeza de que esta não foi enviada ainda. Mas, assim como aconteceu comigo hoje, acontece ainda de haverem duplicatas (seja por dois usuários estarem enviando em momentos simultâneos ou simplesmente por falta de cuidado de dos iniciantes no serviço). Pensando nisto, tenho uma sugestão: Adicionar, durante o passo 3 do envio da notícia um campo com “notícias relacionadas”. Veja esta montagem que fiz para ilustrar.



Percebendo que existe uma notícia similar, o usuário abortará o envio. Assim, acredito eu, que o número de notícias duplicadas tenderá a cair. Pois, independente no aviso inicial no início do processo de postagem, será um aviso a mais.

Fazer esta pesquisa no banco de dados do diHITT para criar este campo “notícias relacionadas” não é complicado (eu não sou o Pablo, mas vou bancar a informação hehe). E, pelo que vejo, será de grande utilidade para a comunidade.

Queria ver a opinião dos usuários do diHITT. Comente aqui ou no próprio post do diHITT. Abraço a todos.

Atualizado 17/11/2008: O Pablo, criador do diHITT, já comentou. Ele gostou da idéia e já colocou na lista de futuras implementações. Portanto, muito obrigado a todos que ajudaram comentando e votando. Alias, o link do post do diHITT é este aqui.