Neste final de semana, estava folheando algumas revistas antigas da SuperInteressante. Em uma destas, de setembro de 1993, tinha uma reportagem explicando como conectar-se a internet. Isto pode parecer até simples atualmente. Mas na época, era tudo novidade. Não tinha nada de trivial.

Baseado em alguns pontos interessantes desta reportagem, eu gostaria de fazer juntamente com você uma retrospectiva. Uma viagem nostálgica pela história da internet.

  1. “O acasalamento das duas máquinas (computador e telefone) exige a participação de uma terceira engenhoca chamada modem, que pode ser comprado em qualquer loja de informática brasileira a um custo que pode variar de 110 a alguns milhares de dólares, conforme a sofisticação do aparelho.” – Estava pesquisando aqui mas não encontrei a informação sobre qual poderia ser a velocidade de tais modems. Mas você consegue imaginar, né? Que bom que os preços caíram e a velocidade melhorou bastante!
  2. “A contrapartida dessas facilidade é o custo da tarifa telefônica e de alguns serviços especiais. Recomenda-se uma rigorosa vigilância do acesso dos adolescentes ao aparelho para evitar desagradáveis surpresas na conta telefônica no fim do mês.” – Para muita gente que migrou para a internet nos dias atuais isso até parece estranho. Mas com a internet discada este quesito era uma preocupação. Foi-se o tempo em que baixar um simples gif gastaria uma boa quantidade de tempo.
  3. “Para torná-la mais apetitosa, a Superinteressante... oferece no final deste artigo cupons que dão direito a um mês de acesso experimental grátis aos serviços. Basta preencher grátis e mandar pelo correio.” – Confesso que não cheguei a vivenciar este tempo. Mas lembro, muito bem, de uma época muito mais recente onde a UOL e outros portais distribuíam aqueles famosos CDs de instalação que davam acesso experimental aos internautas. Chegou uma certa hora que passou a ser incomodo receber estes CDs. Eu mesmo acredito que devo ter alguns guardados por aqui...
  4. “Como qualquer acessório do Windows, o Terminal é ativado com um duplo clique do mouse no ícone, no caso um telefone. A tela aparece depois do duplo clique no ícone seguido por um clique único em Configurações, na barra de comando no alto da tela.” – É até engraçado ver o linguajar didático das instruções acima. Mas para a época, tinha que ser assim (alias, pensando bem, minha mãe continua a me perguntar: é um ou dois clique aqui?).
  5. “O passo seguinte para os mais ousados é dar um pulinho nos Estados Unidos. Embora isso possa ser feito a partir do Terminal do Windows, a conta telefônica final seria exorbitante. Antes de mais nada ligue para a Embratel... e inscreva-se como sócio do REM-PAC, que lhe dará tarifas mais reduzidas nas ligações internacionais.” – Exatamente! Para conexões com o exterior existia uma tarifa diferenciada. Não é à toa o comentário do item dois.

Como podem ver, muita coisa mudou. Pra melhor! Portanto, antes de reclamar que o twitter está baleiando, lembre-se como seria sua navegação, 15 anos atrás!