Conquistar um emprego desejado não é uma tarefa fácil. As estatísticas sobre o desemprego estão sempre ganhando espaço nos jornais para provar esta tese. O que para alguns pode ser visto como fator desanimador, para outros (otimistas, claro) acaba sendo um alerta para buscar novas táticas. Em um ambiente de competição, vence aquele que acaba sendo mais determinado, esforçado e criativo. A internet, por ser um canal livre e democrático, tem ajudado muitas pessoas a atingir este objetivo.

MySpace, Youtube, Blogs e tantos outros serviços oferecem um belo espaço para a divulgação. Seja um cantor de MPB do interior da Bahia ou o construtor de moinho de ventos no interior da África, todos têm seu espaço. Basta criatividade e qualidade.

Porém existem pessoas que não se interessam por nada disso. Acreditam que a melhor maneira de conseguir o desejado emprego é com a brasileiríssima “mãozinha”: o famoso QI – Quem Indica (sim, este é o assunto do texto). Seja parente, amigo, vizinho ou o sujeito que está te devendo um dinheiro, este pode ser um elemento fundamental para superar a fase do RH. Ter um conhecido com bigode... quero dizer, na política, por exemplo, é muito mais efetivo do que um “teste de sofá”.

Partindo disso, eis um caso que consegue mesclar os pontos de vista: conseguir o emprego desejado de uma forma diferente (no mínimo) e com o poder do QI. Quando vi sobre esse site no programa The Cobert Report, eu pensei que fosse brincadeira. Mas é verdade.

O site em questão é o Hollywood Is Calling. A idéia é simples: mediante pagamento de 20 dólares, você pode pedir para que uma “celebridade” do cinema, música ou esporte telefone ou grave um vídeo para você. Seja de aniversário, dia das mães, dia dos namorados (seja lá como isso possa ser interessante...), motivacional e, até existe casos, de uma indicação a um cargo (aqui o valor sobe para 300 dólares). Sim! Nada de currículo. Apresente um vídeo do Youtube com um “famoso” te aprovando.

Perceba que eu coloquei as duas palavras entre aspas. Na página principal, existe a lista das personalidades disponíveis. Nomes com Lou Ferrigno (que fez a antiga série Hulk), Rick Searfoss (astronauta), Lorenzo Lamas (vários filmes sessão da tarde) e tantos outros que você provavelmente não se lembra estão à disposição.

Eu sinceramente fiquei curioso para saber da reação do entrevistador ao receber um vídeo assim. Se pelo menos fosse um vídeo cômico, com direito a um “esse eu agaratiô!”. Mas não. Vídeos sérios. Isso é muito baixo nível.

Alias, o próprio Stephen Colbert fez um vídeo de indicação para ridicularizar o fato. Ficou ótimo. Você pode assistir aqui. (em inglês)