Quem me acompanha no Twitter sabe o quanto eu gosto do seriado Family Guy (Uma Família da Pesada). Aparentemente o pessoal que trabalha no FX tem a mesma opinião (e eu que achava que o SBT exagerava com o Chaves), afinal, são uns seis episódios diários espalhados durante toda programação do canal. Uma maratona com Peter Griffin e sua família é a minha sessão de spa.

Se o humor nacional está invadido pelo “politicamente correto”, o modelo americano parece não conhecer isso. O limite entre o engraçado e o ofensivo não é claro, varia de pessoa para pessoa, sendo assim, a série gosta de arriscar e provocar. Aliado a um ambiente de trabalho sem censura, o seriado faz piada sobre o próprio canal de televisão (FOX) e, por que não, com o próprio país (nesta cena abaixo, Peter Griffin, desesperado para ir ao banheiro, não encontrou papel higiênico).


Mas a razão desta postagem é outra. Recentemente saiu a notícia de que a Microsoft financiou a produção de um episódio especial de Family Guy para apresentar ao mundo seu novo produto: o Windows 7. Com o nome de Family Guy Presents: Seth & Alex’s Almost Live Comedy Show, que irá ao ar no dia 08 de novembro, espera-se que o programa mostre algumas das novas utilidades disponíveis em seu novo Sistema Operacional. A notícia foi recebida por mim com surpresa e expectativa. Afinal, será que eles farão piada com a própria Microsoft? Bom, esta foi a primeira impressão. Pelo menos, até ver o vídeo promocional disponibilizado no Youtube:



Tirando o fato da dublagem do cachorro Brian estar fraca (quem já viu a cena original percebe a diferença), ficou claro que os personagens foram colocados em uma situação totalmente fora do natural. Não sei se é só uma impressão minha, mas a personalidade do Brian é mais compatível a de um usuário Linux. Essas frases em sua boca apenas o descaracterizam, não gera reconhecimento por parte do público.

A opinião não é só minha. Se você for olhar nos comentários do Twitter e no próprio Youtube você consegue sentir isso. A imagem da Microsoft não é das melhores para o grande público, e colocar uma personalidade, seja esta qual for, em uma situação nada natural não vai ajudá-los.

Eu digo tudo isso pois não é a primeira vez que a Microsoft comete o mesmo erro. Recentemente a empresa fez um investimento milionário em uma campanha publicitária com o humorista Jerry Seinfeld (que ficou mundialmente conhecido pelo seriado Seinfeld). Os vídeos divulgados não agradaram ao público. O Computer World chegou a divulgar a crítica: “um dos piores e mais fracos comerciais da história”. Tudo por quê? Não tinha nada relacionado com as obras do humorista.

Não adianta! A Microsoft vendendo uma imagem que não reflete o que ela realmente é vai gerar resultados tão ruins quando sua outra campanha: Internet Explorer 8 (com uma cena escatológica que mais parece um episódio de South Park). Resultado: vídeo tirado do ar.

Claro que não posso dizer que a campanha do próximo mês será um fracasso. A única informação disponível até agora foi este vídeo promocional. A questão é que este já mostrou falhas que, se repetirem durante todo o programa, serão cruciais para colocar mais um exemplar mal sucedido no currículo da empresa de Bill Gates.

Como fã de Family Guy, eu ainda confio que Seth MacFarlane (criador e dublador da série) não irá me decepcionar. Se a essência da série for mantida, poderemos ter um ótimo programa. Pela descrição que dei acima, o que gostaria de ver no especial? Piadas sobre a própria Microsoft! Sim, tem como satirizar a empresa e, ao mesmo tempo, fazer propaganda dela! Não é comum, mas é possível.

Brincar com o fracasso do Windows Vista e com o inconveniente Clipe de ajuda do Microsoft Word, seriam naturais para Family Guy. E não atrapalharia de forma alguma a proposta da Microsoft. Mostraria apenas que eles corrigiram seus erros do passado. O Zune, tocador de MP3 concorrente do iPod, que já foi bastante ridicularizado no passado. Agora, em sua última versão, está recebendo vários elogios. Logo, qual o problema de se brincar com o passado? Family Guy já fez isso:



Aos moldes do estilo de humor Roast, esta campanha teria tudo para ser um sucesso. Nada como saber rir de si próprio. Seria a uma boa estratégia da Microsoft para diminuir a sua imagem de “evil”. Tudo dependerá da execução. Eu estou ansioso pelo resultado. E você?