Neste final de semana está acontecendo a TEDIndia, versão indiana da famosa conferência TED. Existe um fator que chama a atenção para esta edição: transmissão ao vivo e gratuita do evento! As palestras de hoje (05/11/09) e as de sábado (07/11/09) estão disponíveis para serem vistas no mundo inteiro. O único requisito é ter um relativo conhecimento de inglês. Se não for o seu caso, conheça o projeto de tradução para o português.

Uma das palestras de hoje de manhã que me chamou a atenção foi a do Pranav Mistry. Vou ser sincero, já assisti muitas palestras do TED Talks mas esta foi uma das poucas que a platéia aplaudiu de pé e com muito entusiasmo! A reação no chat do site e no Twitter também foi notória. Para fazer este post, tentei acessar o site do Pranav, mas já estava fora do ar. Só consegui informações no próprio site do TED.

Estudante PhD em interfaces fluidas pelo MIT, ele é um dos responsáveis pelo projeto de tecnologia que é denominado de sexto sentido. Basicamente, o projeto se trata de um mini-projetor acoplado a uma câmera e um celular que fica pendurado em um colar. Com isso, ele consegue gerar uma interface computacional sobre qualquer superfície e interagir diretamente com as mãos.

Não entendeu? Veja este vídeo abaixo. Não é a apresentação de hoje. Esta foi a apresentação de Pattie Maes durante a TED de fevereiro. A partir do minuto 2:31 é exibido alguns vídeos demonstrativos da tecnologia realizadas pelo próprio Pranav Mistry. Nesta hora, o conhecimento de inglês não é necessário. A demonstração faz-se entender por si só. Repare que no final do vídeo a platéia deu o devido reconhecimento para ele!



Muito interessante! Não duvido nada que ainda ouviremos o nome deste estudante muitas vezes.