Quarta li uma notícia na Folha Online que me chamou a atenção. Segundo a notícia, mais de 60% dos usuários "largam" o Twitter depois de um mês. David Martin, do Instituto Nielsen Online, diz: “O Twitter tem obtido um bom desempenho nos últimos meses, mas não será capaz de sustentar seu crescimento meteórico sem estabelecer um alto nível de fidelidade por parte dos usuários”.
Estava pensando sobre a razão deste número tão alto de desistência. Cheguei a estas cinco razões:
- O Twitter não é um serviço tão simples assim: Lembro muito bem de quando ouvi falar pela primeira vez deste site. Na época, a proposta ainda era: “diga o que você está fazendo”. Não fazia muito sentido para mim. Mesmo com a mudança da proposta do serviço, a visão para quem entra ainda é bem estranha. A simpatia não é instantânea, como acontece em outros sites.
- Onde estão os amigos?: Não sei se é só comigo, mas tenho dificuldade de encontrar pessoas conhecidas no Twitter (é claro, minha cidade ainda está na era do Orkut). É irreal comparar a base de usuários do serviço do Google com as demais redes sociais. Este pode ser um fator de dispersão de usuários. Não deveria ser. Conhecendo melhor o Twitter, entendemos que, assim como blogs, estamos lá para conhecer opiniões de pessoas que não conhecemos. Aumentar a rede de relacionamentos. Mas até chegar nesta conclusão...
- Postando mensagens e ninguém para ler: Adicionado ao fato acima citado, temos ainda um certo constrangimento ao escrever nossos twitts no início. Existem poucas pessoas para ler. A sensação de estar escrevendo e que ninguém lerá, não é fácil (todos os blogueiros já passaram por isso).
- A mentalidade do Twitter 1.0: Não é todo mundo que tem habilidade com as palavras. A forma de comunicação no Twitter é diferente da utilizada em redes sociais como Myspace e Facebook. As mensagens mais comentadas exigem, geralmente, uma boa articulação de idéias.
- A diferença entre RSS e Twitter: Algumas pessoas da faculdade utilizam o serviço apenas para ler as mensagens das pessoas que seguem. Tudo bem, reconheço que também já cometi este erro. Para exemplificar isso, imagine-se sentado em um bar com seus amigos e você apenas ouvindo tudo o que eles estão falando, sem interagir, sem opinar. Não tem a menor graça! Digo mais: O elemento “tempo” das mensagens do twitter não combina agregadores de feeds. Explico: As mensagens do serviço de microblogging possuem característica de expressar o que está acontecendo agora (não que seja uma lei universal, mas é a tendência). Algumas mensagens não farão o menor sentido se forem lidas horas depois.
Imagem: via Tiago Dória