Quem acompanha meus posts no blog já deve ter percebido o quanto gosto de podcast. Seja programas nacionais ou internacionais (alias, até agora não encontrei nenhum exemplar lá fora com a mesma qualidade técnica como a dos brasileiros). Sempre que encontro um bom exemplo, faço questão de comentar aqui.

Ontem estava ouvindo o programa Cesta de Música (você pode assinar seu feed através deste link). O entrevistado: o compositor e arranjador Vicente Barreto. Contando desde sua infância em Salgadália e Serrinha até os grandes palcos do Brasil e do mundo. Você pode baixar a entrevista através deste link.

Quem conhece meu estilo musical, sabe que não tenho muita atração pela MBP (mais uma questão de desconhecimento mesmo). O que me cativou nesta entrevista não foi a música, harmonia ou timbre (mesmo porque não tenho conhecimento suficiente para entender toda a complexidade por trás da música), mas foi a história deste homem, ou melhor, a forma como Vicente Barreto contou ela. Em certo momento ele fala sobre transmitir emoção ao tocar (exprimir o que se está sentindo):

“Se eu não me emocionar eu não faço. Eu não canto uma música sem sentir o que eu estou fazendo... A emoção do toque no instrumento, o ritmo, a melodia, a nota que você vai dizer juntamente com o texto... você não pode fazer isso sem sentir”

Embora ele esteja referindo tudo isso à música, é incrível como dá para sentir isso na própria fala dele. Provavelmente pela sua longa jornada tentando expressar a emoção em canções, ele consegue, espontaneamente, transmitir sentimentos em um simples bate-papo. Como é gostoso poder ler ou ouvir alguém se expressando de forma simples, direta e honesta.

Fica a dica então, além da entrevista, de visitar o site oficial dele e sua página no Myspace onde é possível ouvir algumas músicas deste violonista.

Observação final: Sou um homem da computação. Não tenho os conhecimentos técnicos da música. Mas, felizmente, a emoção é universal. Parabéns pelos 30 anos de carreira!