Os últimos anos da finada Rede Manchete foram marcantes pela presença de comerciais que, de tão ruins e simplórios, ficaram na lembrança de muita gente. Quem não se lembra das Facas Ginsu (sim, aquela que cortava até aço!) ou os óculos (brega) Ambervision? Mas, de todas aquelas campanhas publicitárias (pessimamente dubladas para o português), a que mais me marcou foi a do Sonic 2000. Para quem nunca viu ou não se lembra, assista ao vídeo abaixo:




Vendo nos dias de hoje, pode até parecer uma piada do Pânico na TV, tamanho o amadorismo da produção: terríveis atuações, péssima dublagem (já disse isso? Pois é, é ruim mesmo!), restrição do produto (“O produto não é destinado a portadores de deficiência auditiva”?!?!) e, é claro, o argumento do produto em si. Se não tenho nenhum problema auditivo, eu irei comprar um produto desses para ouvir o som da natureza? Fala sério! Ah! Filhinha, vá estudar no quarto e não na frente da TV!

Todos estes comerciais me vieram à mente recentemente porque estava assistindo um canal latino, quando de repente surge este comercial (infelizmente não achei a versão em espanhol, esta é a versão em inglês):



Incrível! Ainda produzem produtos assim. E o melhor: com a mesma temática. Aparentemente, produções toscas chamam atenção. Mas, perceba que existe uma diferença nesta nova versão (não, não estou falando da velhinha gritando “BINGO!”). Aqui eles deixam bem claro: “Você pode ouvir as conversas do outro lado da rua”! Pois é, aqui já não existe problema de ética em ouvir conversa alheia. Faz parte da característica do produto.

Este não é o único caso de utilização da tecnologia para espionar conversas. Recentemente vi no Tecnodrop, a venda no Amazon.com de um dispositivo para poder ouvir conversas até 90 metros de distância. Semelhante aqueles aparelhos que aparecem em filmes e séries. Como o site comenta, não existe nenhuma recomendação contra maus usos (hum... será que haveria um bom uso para tal?).

Diante de tudo isso, fica a pergunta: existe limite do uso da tecnologia para preservação de nossa privacidade?

Nota final: Essa versão de Loud ‘n Clear ganhou várias paródias no Youtube. Eis o link de duas dessas aqui e aqui.