Não sei das origens de tudo isso, mas uma coisa tenho certeza: As piadas do 1º de Abril estão atingindo níveis nunca antes alcançados. Pelo que me lembro, as brincadeirinhas desta data se resumiam a piadas simples. Nada que realmente se justificava lembrar da data o dia inteiro. Mas este ano, a situação foi um pouco diferente. A internet não foi invadida apenas por piadinhas. Ela chegou a ter sites inacessíveis!

Logo de manhã me deparei com o Eztv, portal de compartilhamento de arquivos torrents, todo reformulado. Sob o nome de Ezports, eles teriam mudado a proposta do site e começariam a publicar apenas links de vídeo de esportes. Um grande choque para quem não tinha percebido que dia era. Mas não ficou só neste caso. Quem acessou o Youtube também pode verificar o humor dos responsáveis pelo serviço. Não era apenas o logotipo, todos os vídeos estavam sendo executados de cabeça para baixo. Ah! Os textos estavam ao contrário também.

Até o Twitter chegou a ficar insuportável de se usar. Não dava para confiar nos comentários. O dia inteiro com notícias falsas. Alias, chegou em certa altura do dia que parei de ler notícias. Não confiava mais em algumas coisas que lia (por mais credibilidade que o site tivesse). Até notícia falsa estava infiltrada.

Não estou aqui para me passar de chato que não atura brincadeiras. Quero analisar sobre o rumo que essas brincadeiras estão chegando. Alias, você já parou para pensar que o termo “dia da mentira” não faz muito sentido para algumas das situações que citei acima? Pois é, nos Estados Unidos existe o Fool’s Day, ou seja, dia do tolo (ver vídeo de cabeça para baixo no Youtube não é uma mentira, mas coisa de tolo mesmo). Sob esta perspectiva, não existe limite para a gozação.

Então fica a pergunta: Vale a pena tornar um serviço inacessível durante todo o dia (como os casos do Youtube e Eztv) por esta causa nobre? Bom, se o objetivo deles foi agir como um viral: Parabéns, vocês conseguiram! Não acredito que seja a melhor forma de chamar a atenção. Mas tirando o fator marketing, como fica o usuário? Será que existe um limite de ética? Fico até com medo do que poderá vir nos próximos anos. O que chamou a atenção neste ano, não causará o mesmo efeito no seguinte.

Concluindo: Até acho divertido algumas brincadeiras (como a do Bruno Carvalho que anunciou o spin-off de Friends: Chandler & Monica - The Married Days, “com novos atores interpretando os personagens!”). Mas comprometer o funcionamento do serviço não justifica o ato. Uma coisa é ser alvo de mentiras, outra é ser tratado como tolo!