Cinco meses atrás, escrevi um artigo chamado: “Internet discada: É possível ser produtivo? Sim!”. Graças à divulgação do Produtividade.net, este acabou sendo o post de maior visita no blog (alias, muitos novos leitores continuam chegando aqui por causa deste texto). Uma coisa mudou em minha vida de lá pra cá: Não sou mais usuário de internet discada. Agora posso navegar com uma velocidade de conexão seis vezes mais rápida (para a Sandra Carvalho, da revista Info, isso não é banda larga, mas... é melhor do que não ter!). Como toda mudança, novos hábitos tendem a surgir. Levanto a questão: a banda larga realmente ajuda?

Infelizmente, a nossa capacidade de absorver informações não avança no mesmo ritmo da evolução tecnológica. Dados digitais chegam mais rápidos e o espaço de armazenamento cresce, mas nosso cérebro continua o mesmo meio serial de absorção de conhecimento. Sem oportunidade (por enquanto) de upgrade.

Vendo desta perspectiva, o que nos resta fazer é: peneirar com sabedoria os dados. Sim, afinal, quanto mais texto, áudio e vídeo podem ser recebidos, existe a possibilidade de obtenção de informações não relevantes também. Este foi meu primeiro erro.

O Youtube é sensacional. Com uma taxa de atualização impressionante, você tem uma infinidade de vídeos suficiente para acabar com a produtividade de qualquer um. Ideal para momentos de procrastinação. Portanto, tem que ser usado com muita sabedoria, para evitar que o serviço se volte contra você.

O download também ganha um novo sentido. Os limites para obtenção são reduzidos. Sejam músicas, filmes, jogos, livros e tantas outras parafernálias digitais. A obsessão por baixar acaba gerando uma necessidade pelo consumo. Mas, infelizmente, o nosso dia fica cada vez mais curto. Fica cada vez mais complicado aproveitar tudo. Uma educação pessoal se torna necessária.

No final das contas, a obtenção das informações desejadas acaba ficando restrito não pela velocidade de banda, mas organização das tarefas. Continuar utilizando as mesmas regras da internet discada, adaptando-as a alguns novos hábitos. E eu vou te falar: Não é fácil. Posso estar enganado, mas acho que o autocontrole é até mais difícil com a internet banda larga (meu Google Reader que o diga). Sim, quanto mais o ser humano adquire, mais ele quer. É uma crescente interminável. Em busca da satisfação própria.

O que fazer então? Sentar, refletir e fazer planos. Estabelecer metas, horários para cada atividade e aprender a dizer “não” para algumas tentações. E isso não surge do dia pra noite. Apenas com a prática, você conseguirá obter o melhor para você. Seja qual for a velocidade que os bits cheguem até você.