No início, quando alguém tinha que explicar o que é blog geralmente se utilizava da seguinte analogia: É um diário pessoal on-line (muito mal escondido, diga-se de passagem). Mas, é claro, não era uma boa descrição. Sim, afinal, até onde eu sei, os diários impressos era realmente pessoais, guardavam grandes segredos e não existia nenhuma obrigatoriedade em escrevê-los (a não ser que você tivesse alguma compulsão obsessiva por tal). Mas e as versões online, se enquadram em um desses requisitos?

Um dos itens que mais me intriga é a necessidade por manter um blog sempre atualizado. Esta palavra: Atualizado, é bem subjetiva. Depende de cada um. A política que eu adoto é: De um a dois posts por semana. É o que eu posso dedicar semanalmente. Tentando criar posts decentes (sem ter que ficar enchendo lingüiça em dias agitados). No meu ponto de vista, está ótimo. Mas não é a opinião de muita gente. Para eles, você tem que postar todo santo dia (pois é, quase uma obrigação religiosa).

Para os poucos blogueiros nacionais que conseguem atingir uma renda razoável com seus blogs (Interney e seus amigos), esta situação faz sentido, mas para os demais não. A vida pessoal e profissional toma muito tempo. Trabalho, provas, reuniões e demais obrigações sociais (Ops! Tenho que reservar um horário na minha agenda para alimentação!) devem receber prioridades.

O fator Hobby deve estar sempre ativo. Escrever por diversão, com prazer, é muito melhor! Os textos saem com mais fluidez e naturalidade. Faz diferença. Digo mais: os leitores mais atentos, que conseguiram identificar seu estilo de escrita, podem acabar notando uma falta de interesse. Isso pode ser até mais prejudicial do que ficar alguns dias ausente do blog.

Por alguma razão pessoal, você não pode blogar em um determinado período? Explique-se, no máximo. Deixe um aviso de: “me ausentarei por um período de tempo”. Acho um exagero ficar pedindo desculpas. Se desculpar pelo que? Ninguém bate cartão antes de começar a escrever.

Outro argumento discutido sobre esta questão é a relevância. Um dos quesitos de avaliação de “importância” de um blog é a taxa de atualização. Concordo. Quantas vezes desisti de olhar o restante de um blog ao perceber que o autor não publica a mais de um ano. Não sei se é um problema só meu, mas dá uma impressão de estar lendo uma revista antiga (dependendo do assunto, não justifica a leitura). Mas, convenhamos, este é um exemplo extremo. Passar alguns dias ausentes do blog não decretará a morte dele. Principalmente se você conseguir conquistar seus leitores pelos textos.

Conhecer uma pessoa é fácil, mas ganhar a confiança dela demora tempo. Nos blogs, existe uma pequena diferença: mesmo que você não conquiste o leitor de imediato, com um ou dois textos ele saberá se o conteúdo lhe interessa ou não. Se for compatível, a ausência não prejudicará a imagem. Esta sim é a relevância importante.

É isso. Escrever por prazer, no seu devido tempo, deve estar acima de tudo. Para conseguir manter o entusiasmo inicial e não tornar uma experiência chata e cansativa.