Imagem ilustrativa de propriedade de benmurphyonline.

Faz dois anos que aprendi a gostar de blogs. Antes eu não conseguia entender o objetivo desta ferramenta. Eu pensava: “Mas por que irei ver uma notícia em um blog se eu posso ler através de um portal de notícias?” ou “O por que do blog de humor se existe ótimos sites especializados como charges.com.br e humortadela?”. Felizmente agora entendi a razão desta ferramenta (alias, nem sei se o humortadela existe mais hehe). Poder acompanhar notícias, dicas, tutoriais e qualquer outro tipo de assunto sem hipocrisia e regras editoriais é muito bom! É o blogueiro colocando sua opinião à vista de todos. Melhor ainda quando você consegue sentir que aquilo que está escrito é de coração. Esta é a vantagem do blog. Porém, tem muito blog que está esquecendo disso.

Acompanho vários blogs no meu Google Reader e lá no Dihitt. Não posso, de forma nenhuma, generalizar a situação. Mas existem muitos blogueiros que apenas se preocupam em transmitir a informação, mas sem adicionar sua opinião. Sem agregar valor. Posso estar sendo chato aqui, mas, para mim, esta é a essência do blog.

Se por um lado o post não se preocupa com este detalhe, os comentários possuem uma riqueza de opinião própria. Alguns chegam a ser até mais longos do que o próprio artigo. Comentários que levantam questionamentos, discussões e até acrescentam informações ao tema discutido. Digo mais: eles nos ajudam a reforçar nossas ideologias a partir da análise do pensamento alheio. Comentários como estes, na minha opinião, cumprem muito mais o papel de blog do que o próprio.

É por isso que dou o seguinte conselho:

  • O assunto é uma notícia, coloque sua opinião. Não se preocupe em ser totalmente imparcial. Este é seu espaço para expressar o que você pensa. Não existe outro lugar. Aproveite!
  • Se for uma dica de download, site ou música, lembre-se de colocar seu comentário. Será seu diferencial para os demais blogs.
  • Já recebi algumas propostas para alianças entre blogs. Este não é meu objetivo ainda. No momento, procuro linkar matérias interessantes do que sites. Unir idéias de outras pessoas enriquece o texto.

Lembre-se do lema que adotei no meu blog: Obter informação você consegue em qualquer lugar mas a sua opinião não. Ela é seu bem valioso. Trabalhe bem ela!