Existem alguns e-mails que recebo que simplesmente não leio. Principalmente os que possuem formato de Power-point. É muito fácil colocar qualquer texto, enfeitar com um fundo musical e imagens, sem citar nenhum crédito ao autor. Isso sem falar na fonte, meio do qual é possível verificar a veracidade de tal informação. Mas esse e-mail, que me foi enviado dias atrás, me chamou a atenção.

Contarei resumidamente a história: Cientistas da Nasa estavam fazendo uma pesquisa com o objetivo de fazer uma marcação do sol e os planetas do sistema solar (com o objetivo de evitar acidentes durante missões exploratórias e lançamentos de satélites). Porém o computador mostrou que havia um erro nos dados informados. Segundo o cientista Harold Hill, a explicação para tal problema seria a falta de um dia no calendário universal. Tal afirmação estaria baseada nos textos bíblicos de Josué 10:12 e II Reis 20:8-9 (que relata que Deus parou o sol durante um dia). Segundo o texto “Ficaram todos quietos naquele momento. A incredulidade por causa daquilo que é concreto foi fulminada pelas palavras de um livro milenar, muitas vezes ignorado”.

Ok... bonita história porém é falsa! Trata-se uma lenda urbana com origem em 1936! Que, com o passar do tempo, foi ganhando novas versões (com direito à inclusão de um nome de grande peso para dar mais sustentabilidade ao ocorrido: Nasa) e que achou na internet um campo fértil de disseminação. É incrível como é tão fácil receber uma mensagem pelo e-mail e não fazer sequer uma pesquisa no Google antes de re-enviar. Então, fiz minha parte. Com uma simples pesquisa pelos termos “Missing Day” ou “The lost day", encontramos vários sites explicando essa mentira. Inclusive um link diretamente do site da Nasa. Alias, aproveitando, tem uma reportagem completa, em português, também neste site.

Como fã de informática, achei muito engraçado a forma como os eventos foram narrados. O texto diz: “Os engenheiros da NASA colocaram os dados no computador para que ele determinasse a exata posição dos astros... O computador subitamente interrompeu o programa e mostrou na tela um aviso de que havia algo errado nos números que lhe serviram de base para os cálculos”. Que ingenuidade! O computador não funciona assim. Ele é burro! Você sabia disso? Pois é, esta é uma ferramenta que só consegue fazer aquilo que nós programamos para ela fazer. Nada mais! Se falsos dados de coordenadas, por exemplo, forem colocadas ao programa do computador, pode ter certeza que ele cumprirá fielmente tuas ordens. Dando resultados errados, é claro.

Todos que já fizeram algum curso superior de computação já devem ter ouvido a história do Ariane 5. Este foguete da Agência Espacial Européia decolou em 04 de junho de 1996. Após 40 segundos de ter saído do solo, ele explodiu. Foram US$8 bilhões para a construção e mais uma carga avaliada em US$500 milhões. Razão do desastre? Um erro de programação idiota. Faltou mais atenção na elaboração do software que comandava o foguete. Erro humano!

Concluindo: Eu acho digno a utilização da ciência para provar eventos bíblicos. Porém o nome de Deus não deve ser engrandecido baseado em mentiras. Transparência e seriedade devem estar em primeiro lugar. Alias, existem bons exemplos disso. Recentemente ouvi o geneticista Dirceu Packer sendo entrevistado no podcast Irmãos.com onde falou sobre as teorias de Darwin. Foi muito interessante. Essa sim, uma forma inteligente de tratar a ciência através da Bíblia.