Retornando as dicas de produtividade. Nesta parte, falarei não apenas de serviços essenciais para adquirir maior volume de informações mas, também, sobre o bom uso de ferramentas já conhecidas por todos. Então, sem delongas, vamos as novas dicas.

5) E-mail:
Esta é uma ferramenta indispensável na gerência de atividades de todo internauta. E, como tal, possui várias opções interessantes para uma maior produtividade do usuário. Portanto, eis algumas dicas:

  • O grande espaço de armazenamento disponível é uma ótima oportunidade para utilizar como backup. Fotos, artigos e todo arquivo importante para você pode ser salvo. Poupar espaço em seu HD é sempre interessante.
  • Criar tags (marcadores) sobre vários assuntos de seu interesse. Por exemplo, criar a tag “serviço” e armazenar todos os e-mails relacionados lá. Esta estratégia é importante em casos de pesquisa, tornando a procura por determinado item bem mais prática.
  • Assinar newsletters também gera produtividade. Escolher a opção de receber os informativos de seu site favorito diretamente de seu e-mail. Verificar disponibilidade no site desejado.
  • Reservar um horário do dia para ler e responder seus e-mails. Verificar, a toda hora, se existe novidade na caixa de entrada pode gerar perda de tempo. Tirar a atenção de sua atividade para responder a um e-mail é uma péssima idéia. Escolha um tempo especial para tal.

6) Podcast:
Nas minhas “viagens” de bicicleta casa-universidade-casa eu geralmente gasto 50 minutos com ida e volta. Seria um grande desperdício de tempo se não fosse meu inseparável MP3 player. Mas, geralmente, não para ouvir música, mas sim, ouvir um bom podcast. Para quem não conhece, podcast é um formato de áudio que qualquer um pode gravar, bastando apenas ter um microfone em seu computador, e enviar para a internet. Diversos assuntos estão a disposição: tecnologia, cinema, dicas para carreira profissional, notícias e até uma conversa descompromissada para relaxar. Experimente conhecer alguns. Alias, está rolando o prêmio podcast 2008. É uma boa oportunidade para conhecer, dentre as várias alternativas de temas, um que mais te agrade. Te garanto que será bem produtivo!

7) Gerenciador de download:
Mas se você vai passar a baixar podcasts na internet, será interessante uma ferramenta para gerenciar o download (para evitar imprevistos de cair à conexão e perder tudo que já foi baixado). Nesta linha de ferramentas existem várias opções. Eu, pessoalmente, utilizo o GetRight.

8) MSN:
Dos mensageiros eletrônicos, o de maior aceitação no Brasil é o MSN. Mandar aquele recado para um cliente ou simples bater um papo com aquele amigo que você não encontra a um bom tempo, são ações que podem ser produtivas ou não. Depende de como será utilizado. Então, eis algumas dicas:
  • Deixe bem claro, para você mesmo, de que perder o foco sobre sua atividade para atender um recado descompromissado no MSN, poderá ser desastroso diante do planejamento de seu dia. Portanto, durante ações de trabalho, desative o aplicativo.
  • Devido a pouca necessidade de banda de conexão, este programa pode ser muito útil. Reunir todos os membros da equipe e fazer uma discussão coletiva é perfeitamente eficiente. Mas, lembre de modelar as conversas paralelas!
  • Precisa enviar uma foto ou documento do Word para uma pessoa? Envie pelo MSN mesmo. A troca de aplicações entre seus contatos torna tudo muito ágil.

Bom, são estas dicas que me vieram à cabeça. Existem muitas outras, mas vamos ficar por aqui senão ficará muito cansativo. Se você ficou com alguma dúvida ou gostaria de uma sugestão mais específica sobre algum item, deixe um comentário neste post ou envie um e-mail. Terei o maior prazer em responder. Até a próxima!