Que saudade de escrever para o blog! Nestes últimos meses, minhas energias estavam focadas nos trabalhos finais de graduação. Impressionante como o último semestre está complicado. Porém, se tudo der certo, todo o esforço será convertido em um belo diploma no fim do ano! Veremos.

O objetivo desta postagem é apresentá-los a meu TCC. Consegui juntar dois temas interessantes e produzi um jogo conceitual em duas versões: uma bidimensional e outra tridimensional. Seu nome é Slidetrix. Para a perspectiva planar, escolhi usar o sistema Android, do Google, que recentemente está sendo usado em vários smartphones e tablets. Foi uma ótima experiência conhecer este ambiente: possui um bom kit de desenvolvimento, comunidade online ativa e uma expectativa de grande crescimento no mercado.


Já a versão 3D pode ser jogada através dos navegadores de internet padrões. O diferencial está no uso de técnicas de Realidade Aumentada para criar uma forma diferenciada de interação. A ferramenta FlartoolKit foi fundamental para tornar o projeto viável. Devido ao baixo número de fontes em português sobre o assunto, foi decidido pela liberação do código fonte para que estudantes interessados possam conhecer o funcionamento de uma aplicação como esta.


O jogo Slidetrix em Realidade Aumentada está disponível através do site: http://ckirner.com/jogos/slidetrix. Comentários e sugestões são sempre bem vindos.