No exato em que você está lendo este artigo, alguém, em algum lugar do mundo, deve estar lançando algum site/aplicativo/programa que possui algum nível de inovação. Ao mesmo tempo, outra pessoa deve estar conhecendo este produto e fazendo planejamentos para utilizá-lo para fins ilícitos. Não adianta, o ser humano é assim mesmo. A maldade varia conforme o olhar. Não é Alfred Nobel?

O mundo online, que passa a sensação de sermos invisíveis, faz surgir com mais intensidade o desejo por seguir o caminho errado. Os exemplos são os mais variados: os spammers oferecendo prêmios fictícios, os pedófilos em salas de bate-papo, os pervertidos do ChatRoulett, os cavalos de tróia espalhados em jogos inofensivos, etc.

Por esta razão, desenvolvedores de aplicações precisam fazer um bom estudo sobre seu produto. Tentando evitar, da melhor forma possível, possíveis desvios de foco. A segurança dos consumidores é fundamental.

Dias atrás, eu estava lendo uma avaliação sobre um aplicativo para iPhone chamado Urban Signals. Basicamente, o software tem o seguinte objetivo: Você cria um perfil no site do produto, envia uma foto e define seus interesses. Feito isso, você já pode verificar na tela uma espécie de radar: através do GPS, ele mostrará outros usuários próximos de você que estão usando o produto. Caso se interesse pela pessoa, pode ser iniciada uma conversa e, quem sabe, marcar um encontro.


Traduzindo: um blind date mobile.

A idéia passa longe de ser original. Existem muitos casos que já se utilizaram desta técnica. Se de um lado este aplicativo permite algumas possibilidades interessantes de interação (encontrar amigos por perto, por exemplo), muitos golpes podem ser praticados. Pense bem: Uma foto sedutora, marca-se um encontro em uma rua estratégica e ZAZ! Restará apenas um boletim de ocorrência.

Quando temos a junção do desejo por conhecer pessoas desconhecidas com a necessidade de portar um equipamento caro junto de si, temos uma situação que demanda muita sabedoria por parte do proprietário. Somando ao aumento de notícias de roubos de celulares (nas grandes capitais, principalmente), esta pode ser um perigo real.

Portanto, que este texto sirva como alerta. Toda interação das redes sociais são benéficas se agidas com sabedoria. Nunca se sabe que tipo de usuário estará do outro lado.