Das notícias mais comentadas pela internet nesses últimos dias foi, sem dúvida, sobre a tal planta blogueira. Para quem não ficou sabendo do caso, trata-se da planta, chamada Midori-san, que é utilizada em uma pesquisa da Universidade de Keio, Japão, na qual é captado, através de um sensor, sinais elétricos na folha da planta. As informações sobre reação à luz e ao toque das pessoas são transmitidos ao computador que, através de um algoritmo, traduz os estímulos em frases que são gravados no blog da planta (eis um link comentando a matéria). É incrível como uma simples plantinha acabou recebendo tanto espaço de divulgação. Será que algum outro blogueiro humano já recebeu tanta atenção assim?

Mas meu objetivo com este texto é outro. Queria analisar o blog gerado pela planta e comparar com os produzidos pelos humanos. Aliás, aproveito para deixar claro que este post não possui objetivo de criticar nem ofender ninguém. Portanto, antes de atirar as pedras, leiam o texto até o final e reflitam. Por favor!

Eis uma das frases geradas pela planta: "Hoje o dia estava lindo e pude pegar bastante sol... Me diverti muito hoje.". Hum... está mais para um comentário do twitter (só faltou a tag #eokiko). Você, caro leitor, acessaria diariamente o blog da plantinha? Além do fator curiosidade, não há razão nenhuma para constantes visitas. É apenas uma coisa de momento. Daqui a dois meses as pessoas já nem deverão se lembrar da pobre Midori-san. E, partindo deste ponto, aproveito para perguntar a você: o que você está digitando no seu blog/site que seja significante para seu crescimento? E no âmbito profissional, seu blog pode ser um diferencial?

Não há nada de errado em ter um blog de humor, entretenimento ou seja lá o que venha na tua cabeça. Mas é interessante separar um espaço, em algum lugar na internet, para que você possa usar como portfólio. Lugar este que mostre suas habilidades (em escrever, desenhar, cantar ou simplesmente para mostrar que você é uma pessoa antenada com o mundo). Como bem foi citado no recente post do Nando entitulado “Por que você tem um blog?”, no item 5 você encontra: “Divulgar um trabalho: Muitos querem divulgar seu trabalho e têm um blog justamente para facilitar a divulgação”.

Portanto, veja comigo estes quatro itens:

  • A Midori-san continuará a blogar mas nada de novo acontecerá pra ela no futuro. Mas contigo não precisa ser assim. Ao digitar um post, na qual possua sua identificação aberta a todos, lembre-se de pensar que tal texto pode te ajudar a mostrar suas qualidades a possíveis contratações. Você já tentou digitar seu nome no Google para ver o que aparece? Pois é, tem muitas empresas que fecham contratações com pesquisas assim. Será que pode aparecer algum link comprometedor? Portanto, crie uma imagem profissional no seu blog.
  • Assim como a planta só vive e, conseqüentemente, bloga devido ao ar ao seu redor, tem muita gente que só cria seus blogs pensando no faturamento do adsense. Lembre-se, são pouquíssimos os blogueiros que realmente vivem do faturamento de suas publicações. Portanto, privilegie a qualidade de seus posts.
  • A prática da digitação só te fará bem. Amadurecendo seu vocabulário e versatilidade de raciocínio.
  • Não faça como a planta blogueira que apenas transmite sinais de reflexo. Nada substancial. Ao enviar uma simples notícia, procure colocar um comentário, anexar uma notícia relacionada ou uma dica de link para complementar leitura. Isto é agregar valor ao seu trabalho.

Reflita sobre estes aspectos. Te garanto que seu blog crescerá, amadurecerá e dará bons frutos para teu futuro pessoal e profissional. Até mais.