Tempo atrás, estava relembrando de como era a internet para mim a sete anos atrás. Quando comecei a navegar na internet, tudo era novo, diferente e surpreendente. Porém, com duas horas vasculhando a web, não adquiria nem 10% da informação que recebo hoje. A web mudou? Sim, bastante. Mas o grande diferencial foi minha mudança de como encarar a internet. Gostaria de deixar algumas dicas, principalmente para os iniciantes na rede, de como conseguir ser produtivo utilizando a velocidade mínima de conexão. Estarei dividindo este tema em dois post. Portanto, aguarde! Em breve, a segunda parte.

A atual internet é muito rica em opções aos internautas. Infelizmente, nem todos os recursos são acessíveis para conexões mais fracas. Serviços como blip.fm ou Google lively estão incluídos nesta lista. Mas isto não é razão para se desesperar. Lembre-se: ninguém consegue, nem conseguirá, aproveitar todos os recursos da internet! E, por mais engraçado que pareça, quanto maior o número de serviços utilizados, menor a produtividade final. A questão é: encontrar o ponto de saturação de informação que a sua conexão te permite absorver. O nosso tempo está custando cada vez mais caro. Saber gerenciar seu tempo na internet fará uma incrível diferença em sua vida. Então, que tal algumas dicas? Vamos a elas!

1) Plano de telefone:
Geralmente as empresas telefônicas possuem algum pacote especial para internet. Procure uma opção que permita acesso ilimitado, a qualquer momento do dia. Pacotes com limites de acessos não são eficientes. Pagar um pouco a mais para ter esta liberdade é fundamental.

2) Agregador de feeds:
A ferramenta mais produtiva que conheço, principalmente para usuários de internet discada, é o leitor de feeds. Se você não sabe do que se trata, veja o seguinte exemplo: Você tem 10 sites favoritos. Como acompanhar eles sem ter que visitar todos eles a cada conexão? Adicionando o feed do site ao seu agregador. Este feed geralmente é indicado por RSS. Como este que você pode ver à direita do meu blog. Copie o endereço do link que está nele, e cole no seu leitor. Alias, eu recomendo o Google reader. É gratuito e simples de usar. Basta apenas ter uma conta no Google.

Eis as grandes vantagens de utilizar este serviço:

  • Poder acessar todos seus sites favoritos a partir de um único site é muito eficiente.
  • Cada novidade em seu site favorito é indicada. Acabou o problema de ter que acessar o site para saber se foi atualizado.
  • As atualizações de blogs carregam apenas os textos e imagens referentes ao post. Não carrega-se os banners de parceiros e publicidades. Isto é de grande ajuda para conexões discadas.
3) Google gears:
Uma ferramenta que pode ser útil para ser utilizada juntamente com o reader é o Google gears. Este aplicativo, após ter sido instalado, permite que você acesse páginas da internet de modo off-line. Está com pouco tempo para ler as notícias do seu feed? Faça a solicitação para tornar disponível off-line. O programa fará o download de todo o conteúdo permitindo, assim, ler mais tarde, mesmo sem conexão. A necessidade de se desconectar para poder utilizar o telefone é normal. Esta ferramenta acaba sendo uma mão na roda nestas horas.

4) Navegadores alternativos:
Embora o Internet Explorer seja o grande líder na disputa entre browsers na internet, ele não é o único. Alias, para a internet discada, ele acaba não sendo a melhor escolha. Lentidão no carregamento das páginas e a grande sobrecarga na utilização da memória do computador são pontos negativos que vários especialistas apontam. Portanto, experimente novas opções! Veja a explicação de três opções:
  • Opera: navegador muito leve e rápido. Possui várias ferramentas interessantes que vão desde de mudar o visual do browser até integrar novas ferramentas de trabalho.
  • Google chrome: atualmente, considerado o mais rápido navegador. Com visual simples, ele tem conquistado muitos adeptos. Mas vale lembrar: ele ainda está na versão beta, portanto, possui alguns problemas a serem resolvidos. Mas vale a pena o teste.
  • Firefox: navegador de código aberto de grande respeito na web. A grande aceitação gerou muitas aplicações feitas por uma comunidade enorme de usuários. Feito este que tem mantido este aplicativo a frente de seus concorrentes. Na próxima atualização, um novo aprimoramento promete tomar novamente o posto de navegador mais rápido do mundo.
Bom, vou ficar por aqui. Mas volto a lembrar que no próximo post continuarei com outras dicas. Até mais!