Mais um ano se encerra. Passando o tempo cada vez mais rápido. É interessante isso. Quanto mais compromissos adquirimos, o relógio tende a lutar mais contra nós. O que nos resta? Tentar aproveitar a vida da melhor forma possível. Tentando curtir cada momento. Acredito que este é o segredo da longevidade das pessoas que atingem mais de cem anos de vida. Se for para viver assim, também quero chegar nessa marca!
Bom, como último post do ano, gostaria de agradecer a todos que passaram por aqui e puderam, mesmo que por poucos momentos, acompanhar alguns pensamentos meus. Foi bem interessante esta experiência. Alguns artigos tiveram boas recepções e renderam ótimos comentários, tanto aqui como no Dihitt. Comentários estes que acrescentaram pontos de vistas diferentes aos assuntos tratados. Não vou citar aqui ninguém pois, com certeza, acabarei esquecendo alguém. Então, fica aqui me desejo de um ótimo ano novo para todos! Com muita alegria, sabedoria e prosperidade (não apenas financeira, mas em todas as áreas de nossa vida).
Para finalizar, gostaria de agradecer aos selos, gentilmente recebidos pela Luka Almeida e Claudio P. Vieira. Fiquei muito feliz em recebê-los. Isso foi uma prova que, embora novinho, este blog tem conseguido atingir os objetivos traçados. E, para o ano que vem, o objetivo é melhorar ainda mais. Eis os belos selos que recebi.
E aproveito para retribuir, com este selo do Tecno Idéias, aos seguintes blogueiros:
1) Luka Almeida - http://lukafree.blogspot.com
2) Claudio P. Vieira - http://soupolemico.blogspot.com
3) Iêda Lima - http://blogcaleidoscopio.blogspot.com/
4) Catarino - http://www.blogdocatarino.com/
5) Letícia Castro - http://babelpontocom.blogspot.com/
6) Neo - http://todosossentidos.wordpress.com/
7) Rodrigo Piva - http://www.curiosando.com.br/
8) Mauricio - http://blogdoscheinman.blogspot.com/
9) Guilherme Freitas - http://www.blogdacomunicacao.com.br/
Bom, fico por aqui. Até 2009!
28 de dezembro de 2008
Sai 2008, entra 2009
Postado por
Kleber Anderson
20:55
18 de novembro de 2008
Eleição 2.0: Temos o que aprender com eles também!
Postado por
Kleber Anderson
06:26
Foram meses de uma larga cobertura mundial das eleições americanas. Propostas levantadas, acusações trocadas e muita ação de marketing, das mais variadas possíveis, foram alvos da atenção de todos nós. Mas o meu objetivo neste post não é avaliar a campanha americana, mas sim, mostrar como foi bem utilizado o recurso das redes sociais para divulgação dos ideais políticos e, até que ponto, estamos atrasados neste quesito.
Em recente postagem no blog do Tiago Dória, foi levantada a história de Chris Hughes, co-fundador do Facebook (a rede social, nos mesmos moldes do Orkut, que é a principal dos Estados Unidos), que foi convidado para planejar e organizar a campanha do presidente eleito Barack Obama. A forma como o eleitor foi convidado para acompanhar e interagir com todo o processo é louvável. Digno de realmente ser chamado de campanha 2.0. Alias, esta mobilização pré-eleição não terminou não! Segundo o blog do João S. Magalhães, foi criado um serviço que seria uma espécie de gabinete virtual. Este site é um espaço aberto para comentários e avaliação sobre a plataforma do governo. Se quiserem conhecer, o link é www.change.gov.
Se no hemisfério norte, o internauta está sendo bem respeitado, infelizmente, a realidade por aqui não foi bem assim. A quantidade de proibições impostas sobre os candidatos era enorme. Cada candidato tinha direito de registrar uma página pessoal junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). E só! Não poderia fazer divulgação em blogs, e-mail marketing, Second Live (estou citando pois faz parte do aviso do TSE. Eu pensei que este serviço tivesse morrido, mas...) e qualquer outro recurso on-line. Mais tarde, foi liberado a distribuição através do Youtube, devido a grande dificuldade de controle sobre todos os vídeos postados diariamente e, segundo eles, porque “a acessibilidade ao YouTube é ampla e irrestrita e funciona como uma complementação da página do candidato”. Hum... e blog não, né? Aproveitando, sobre isto, existe um ótimo comentário da Soninha Francine, ex-candidata à prefeitura de São Paulo este ano, durante o BraincastTV no mês passado: Um eleitor colocar seu apoio sobre determinado candidato no youtube (onde milhões de pessoas assistem) é permitido, porém, o candidato vincular este vídeo, feito pelo eleitor, em seu site (que provavelmente não terá nenhuma visitação) não pode!
É um absurdo. Toda esta falta de conhecimento sobre a internet poderia ser transformada em uma democracia muito mais firme e limpa. Proporcionando a verdadeira interação. Não aquele papo furado defendido pela TV digital, conforme já comentei neste blog. Tudo é uma questão de se estudar bem esta ferramenta digital. Colocar o eleitor realmente como ser pensante. Não vomitar todas aquelas propostas dos candidatos durante o horário eleitoral obrigatório. Alias, se o modelo americano está nos moldes da web 2.0, o brasileiro ainda se mostra como grandes pop-ups, com cor de fundo de doer os olhos, piscando a cada 10 segundos!
12 de novembro de 2008
Sugestão ao diHITT: notícias relacionadas
Postado por
Kleber Anderson
07:38
Primeiramente, para os leitores do blog que não conhecem o site me permita apresentá-lo. O diHITT é um serviço de divulgação de notícias. Assim como vários outros serviços internacionais e nacionais, ele possui um sistema de ranking. Assim quanto mais popular for a notícia, melhor status ela ganha até chegar ao ponto de conseguir destaque na página principal do site. Mas o grande diferencial do diHITT é no fator social. Assim como todas as redes sociais, você pode criar um login com avatar e comentar notícias, adicionar amigos, mandar recados e, é claro, votar nas notícias favoritas. O ambiente entre os usuários é muito bom. Fica o meu convite para conhecer o serviço.
Agora vamos ao assunto mesmo deste tópico. Toda vez que vou enviar uma nova notícia ao site, sempre procuro fazer uma busca antes, para ter certeza de que esta não foi enviada ainda. Mas, assim como aconteceu comigo hoje, acontece ainda de haverem duplicatas (seja por dois usuários estarem enviando em momentos simultâneos ou simplesmente por falta de cuidado de dos iniciantes no serviço). Pensando nisto, tenho uma sugestão: Adicionar, durante o passo 3 do envio da notícia um campo com “notícias relacionadas”. Veja esta montagem que fiz para ilustrar.
Percebendo que existe uma notícia similar, o usuário abortará o envio. Assim, acredito eu, que o número de notícias duplicadas tenderá a cair. Pois, independente no aviso inicial no início do processo de postagem, será um aviso a mais.
Fazer esta pesquisa no banco de dados do diHITT para criar este campo “notícias relacionadas” não é complicado (eu não sou o Pablo, mas vou bancar a informação hehe). E, pelo que vejo, será de grande utilidade para a comunidade.
Queria ver a opinião dos usuários do diHITT. Comente aqui ou no próprio post do diHITT. Abraço a todos.
Atualizado 17/11/2008: O Pablo, criador do diHITT, já comentou. Ele gostou da idéia e já colocou na lista de futuras implementações. Portanto, muito obrigado a todos que ajudaram comentando e votando. Alias, o link do post do diHITT é este aqui.
24 de outubro de 2008
Internet discada: É possível ser produtivo? Sim! - Parte 2
Postado por
Kleber Anderson
06:05
Retornando as dicas de produtividade. Nesta parte, falarei não apenas de serviços essenciais para adquirir maior volume de informações mas, também, sobre o bom uso de ferramentas já conhecidas por todos. Então, sem delongas, vamos as novas dicas.
5) E-mail:
Esta é uma ferramenta indispensável na gerência de atividades de todo internauta. E, como tal, possui várias opções interessantes para uma maior produtividade do usuário. Portanto, eis algumas dicas:
- O grande espaço de armazenamento disponível é uma ótima oportunidade para utilizar como backup. Fotos, artigos e todo arquivo importante para você pode ser salvo. Poupar espaço em seu HD é sempre interessante.
- Criar tags (marcadores) sobre vários assuntos de seu interesse. Por exemplo, criar a tag “serviço” e armazenar todos os e-mails relacionados lá. Esta estratégia é importante em casos de pesquisa, tornando a procura por determinado item bem mais prática.
- Assinar newsletters também gera produtividade. Escolher a opção de receber os informativos de seu site favorito diretamente de seu e-mail. Verificar disponibilidade no site desejado.
- Reservar um horário do dia para ler e responder seus e-mails. Verificar, a toda hora, se existe novidade na caixa de entrada pode gerar perda de tempo. Tirar a atenção de sua atividade para responder a um e-mail é uma péssima idéia. Escolha um tempo especial para tal.
6) Podcast:
Nas minhas “viagens” de bicicleta casa-universidade-casa eu geralmente gasto 50 minutos com ida e volta. Seria um grande desperdício de tempo se não fosse meu inseparável MP3 player. Mas, geralmente, não para ouvir música, mas sim, ouvir um bom podcast. Para quem não conhece, podcast é um formato de áudio que qualquer um pode gravar, bastando apenas ter um microfone em seu computador, e enviar para a internet. Diversos assuntos estão a disposição: tecnologia, cinema, dicas para carreira profissional, notícias e até uma conversa descompromissada para relaxar. Experimente conhecer alguns. Alias, está rolando o prêmio podcast 2008. É uma boa oportunidade para conhecer, dentre as várias alternativas de temas, um que mais te agrade. Te garanto que será bem produtivo!
7) Gerenciador de download:
Mas se você vai passar a baixar podcasts na internet, será interessante uma ferramenta para gerenciar o download (para evitar imprevistos de cair à conexão e perder tudo que já foi baixado). Nesta linha de ferramentas existem várias opções. Eu, pessoalmente, utilizo o GetRight.
8) MSN:
Dos mensageiros eletrônicos, o de maior aceitação no Brasil é o MSN. Mandar aquele recado para um cliente ou simples bater um papo com aquele amigo que você não encontra a um bom tempo, são ações que podem ser produtivas ou não. Depende de como será utilizado. Então, eis algumas dicas:
- Deixe bem claro, para você mesmo, de que perder o foco sobre sua atividade para atender um recado descompromissado no MSN, poderá ser desastroso diante do planejamento de seu dia. Portanto, durante ações de trabalho, desative o aplicativo.
- Devido a pouca necessidade de banda de conexão, este programa pode ser muito útil. Reunir todos os membros da equipe e fazer uma discussão coletiva é perfeitamente eficiente. Mas, lembre de modelar as conversas paralelas!
- Precisa enviar uma foto ou documento do Word para uma pessoa? Envie pelo MSN mesmo. A troca de aplicações entre seus contatos torna tudo muito ágil.
Bom, são estas dicas que me vieram à cabeça. Existem muitas outras, mas vamos ficar por aqui senão ficará muito cansativo. Se você ficou com alguma dúvida ou gostaria de uma sugestão mais específica sobre algum item, deixe um comentário neste post ou envie um e-mail. Terei o maior prazer em responder. Até a próxima!
18 de outubro de 2008
Internet discada: É possível ser produtivo? Sim!
Postado por
Kleber Anderson
14:02
Tempo atrás, estava relembrando de como era a internet para mim a sete anos atrás. Quando comecei a navegar na internet, tudo era novo, diferente e surpreendente. Porém, com duas horas vasculhando a web, não adquiria nem 10% da informação que recebo hoje. A web mudou? Sim, bastante. Mas o grande diferencial foi minha mudança de como encarar a internet. Gostaria de deixar algumas dicas, principalmente para os iniciantes na rede, de como conseguir ser produtivo utilizando a velocidade mínima de conexão. Estarei dividindo este tema em dois post. Portanto, aguarde! Em breve, a segunda parte.
A atual internet é muito rica em opções aos internautas. Infelizmente, nem todos os recursos são acessíveis para conexões mais fracas. Serviços como blip.fm ou Google lively estão incluídos nesta lista. Mas isto não é razão para se desesperar. Lembre-se: ninguém consegue, nem conseguirá, aproveitar todos os recursos da internet! E, por mais engraçado que pareça, quanto maior o número de serviços utilizados, menor a produtividade final. A questão é: encontrar o ponto de saturação de informação que a sua conexão te permite absorver. O nosso tempo está custando cada vez mais caro. Saber gerenciar seu tempo na internet fará uma incrível diferença em sua vida. Então, que tal algumas dicas? Vamos a elas!
1) Plano de telefone:
Geralmente as empresas telefônicas possuem algum pacote especial para internet. Procure uma opção que permita acesso ilimitado, a qualquer momento do dia. Pacotes com limites de acessos não são eficientes. Pagar um pouco a mais para ter esta liberdade é fundamental.
2) Agregador de feeds:
A ferramenta mais produtiva que conheço, principalmente para usuários de internet discada, é o leitor de feeds. Se você não sabe do que se trata, veja o seguinte exemplo: Você tem 10 sites favoritos. Como acompanhar eles sem ter que visitar todos eles a cada conexão? Adicionando o feed do site ao seu agregador. Este feed geralmente é indicado por RSS. Como este que você pode ver à direita do meu blog. Copie o endereço do link que está nele, e cole no seu leitor. Alias, eu recomendo o Google reader. É gratuito e simples de usar. Basta apenas ter uma conta no Google.
Eis as grandes vantagens de utilizar este serviço:
- Poder acessar todos seus sites favoritos a partir de um único site é muito eficiente.
- Cada novidade em seu site favorito é indicada. Acabou o problema de ter que acessar o site para saber se foi atualizado.
- As atualizações de blogs carregam apenas os textos e imagens referentes ao post. Não carrega-se os banners de parceiros e publicidades. Isto é de grande ajuda para conexões discadas.
Uma ferramenta que pode ser útil para ser utilizada juntamente com o reader é o Google gears. Este aplicativo, após ter sido instalado, permite que você acesse páginas da internet de modo off-line. Está com pouco tempo para ler as notícias do seu feed? Faça a solicitação para tornar disponível off-line. O programa fará o download de todo o conteúdo permitindo, assim, ler mais tarde, mesmo sem conexão. A necessidade de se desconectar para poder utilizar o telefone é normal. Esta ferramenta acaba sendo uma mão na roda nestas horas.
4) Navegadores alternativos:
Embora o Internet Explorer seja o grande líder na disputa entre browsers na internet, ele não é o único. Alias, para a internet discada, ele acaba não sendo a melhor escolha. Lentidão no carregamento das páginas e a grande sobrecarga na utilização da memória do computador são pontos negativos que vários especialistas apontam. Portanto, experimente novas opções! Veja a explicação de três opções:
- Opera: navegador muito leve e rápido. Possui várias ferramentas interessantes que vão desde de mudar o visual do browser até integrar novas ferramentas de trabalho.
- Google chrome: atualmente, considerado o mais rápido navegador. Com visual simples, ele tem conquistado muitos adeptos. Mas vale lembrar: ele ainda está na versão beta, portanto, possui alguns problemas a serem resolvidos. Mas vale a pena o teste.
- Firefox: navegador de código aberto de grande respeito na web. A grande aceitação gerou muitas aplicações feitas por uma comunidade enorme de usuários. Feito este que tem mantido este aplicativo a frente de seus concorrentes. Na próxima atualização, um novo aprimoramento promete tomar novamente o posto de navegador mais rápido do mundo.
22 de setembro de 2008
A geração Y não é a mais estúpida!
Postado por
Kleber Anderson
21:25
Recentemente, li uma entrevista polêmica na revista Superinteressante com o professor Mark Bauerlein, da Universidade de Emory. Escritor do livro The Dumbest Generation, ele acredita que a atual geração, com menos de 30 anos de idade, é a mais estúpida da história. Jovens, cada vez mais envolvidos com as tecnologias da modernidade, acabam perdendo muito tempo em futilidades sociais(Orkut, MSN, celulares). A falta leitura de qualidade, diálogo com os pais (envolvimento apenas com pessoas de mesma idade) e tempo gasto em isolamento em seus quartos geram garotos cada vez mais ignorantes, inexperientes e egoístas.
Embora concorde com alguns pontos apontados pelo professor, não dá para entrar em total acordo com ele. Gostaria de colocar aqui meu ponto de vista sobre os 4 pontos que, segundo ele, fazem a internet piorar a inteligência dos jovens:
Curiosidade intelectual: Se for para falar de uma forma generalizada, nada justa é claro, poderíamos dizer que a juventude deste século passa muito tempo na frente do computador, a da década de 90 em frente da TV, a da década de 80 nos fliperamas, a de 70, sei lá, drogas e rock’n roll. Toda a geração possui sua característica. E, mesmo assim, não deixamos de produzir grandes representantes empreendedores, políticos, educadores, etc.
Como foi bem dito por Bauerlin mesmo, o problema não é tecnologia, e sim como a pessoa a utiliza. Tudo nesta vida são fases. O que é moda agora, não o será amanhã. Agora para uma adolescente pode ser divertido gastar um bom tempo de sua tarde lendo e escrevendo scraps no Orkut, mas chegará uma hora que as responsabilidades chegam e prioridades se levantam. E a necessidade por informação, mais complexa, brotam em sua vida. Tudo no seu devido tempo.
Conhecimento histórico: Um ponto interessante da entrevista foi o seguinte comentário: “estudamos dom Pedro 2º só para saber quando ele nasceu, as coisas que ele fez e o ano em que morreu? Ou estudamos figuras históricas como essa para desenvolver idéias sobre caráter, honra, inteligência e moral?”.
Concordo plenamente! Porém, convenhamos, a responsabilidade sobre esta situação não cabe a geração Y, mas sim a metodologia utilizada nas escolas. É assim que a matéria é repassada para o aluno. Não me lembro de discussões neste nível durante minha graduação. E, acredito sim, seria muito bom para expandir as idéias.
Consciência cívica: A falta de diálogo e, conseqüentemente, a transmissão de valores entre as gerações são resultados da ausência de tempo para se separar com a família. Trabalhos nos consomem cada vez mais tempo, uma necessidade absurda por necessidade de se manter, a cada segundo, sempre bem informado, entre outras razões. Estas sim, são razões pela falta de comunicação vertical. Não a internet.
Hábitos de leitura: Depois de minha saída da rede social mais popular do Brasil, reconheço que mantive muito preconceito sobre a razão de existir desta. Baixa produtividade gerada, baixo nível de conhecimentos proporcionados, etc. Mas tem algo que não posso deixar de reconhecer: elas estão praticando a leitura. Deixar seu estado total inatividade diante da televisão para interagirem, já é um avanço. E, digo mais, a distribuição de conteúdo em uma simples conversa, gera uma curiosidade nas pessoas por novas experiências que a internet pode prover.
Portanto, no meu ponto de vista, tudo é uma questão de momento. O crescimento intelectual e social dos usuários passa por estágios. Não se cria, por exemplo, interesse de ler um livro clássico do nada. O hábito da leitura é constantemente aprimorado com a freqüência nesta. Falo por experiência própria!
Labels
- acessibilidade (1)
- blog (6)
- cotidiano (3)
- dihitt (2)
- economia (1)
- educação (1)
- eleições (1)
- futuro (1)
- google (7)
- inovação (12)
- interação (6)
- internet (25)
- jovem (1)
- marketing (3)
- nostalgia (1)
- notícia (3)
- palestra (1)
- podcast (1)
- produtividade (3)
- profissão (1)
- realidade aumentada (1)
- redes sociais (6)
- sustentabilidade (1)
- tecnologia (4)
- televisão (10)
- tv digital (3)
- twitter (4)
- UNIFEI (1)