11 de fevereiro de 2009

Quando os comentários são mais do que blogs

Imagem ilustrativa de propriedade de benmurphyonline.

Faz dois anos que aprendi a gostar de blogs. Antes eu não conseguia entender o objetivo desta ferramenta. Eu pensava: “Mas por que irei ver uma notícia em um blog se eu posso ler através de um portal de notícias?” ou “O por que do blog de humor se existe ótimos sites especializados como charges.com.br e humortadela?”. Felizmente agora entendi a razão desta ferramenta (alias, nem sei se o humortadela existe mais hehe). Poder acompanhar notícias, dicas, tutoriais e qualquer outro tipo de assunto sem hipocrisia e regras editoriais é muito bom! É o blogueiro colocando sua opinião à vista de todos. Melhor ainda quando você consegue sentir que aquilo que está escrito é de coração. Esta é a vantagem do blog. Porém, tem muito blog que está esquecendo disso.

Acompanho vários blogs no meu Google Reader e lá no Dihitt. Não posso, de forma nenhuma, generalizar a situação. Mas existem muitos blogueiros que apenas se preocupam em transmitir a informação, mas sem adicionar sua opinião. Sem agregar valor. Posso estar sendo chato aqui, mas, para mim, esta é a essência do blog.

Se por um lado o post não se preocupa com este detalhe, os comentários possuem uma riqueza de opinião própria. Alguns chegam a ser até mais longos do que o próprio artigo. Comentários que levantam questionamentos, discussões e até acrescentam informações ao tema discutido. Digo mais: eles nos ajudam a reforçar nossas ideologias a partir da análise do pensamento alheio. Comentários como estes, na minha opinião, cumprem muito mais o papel de blog do que o próprio.

É por isso que dou o seguinte conselho:
  • O assunto é uma notícia, coloque sua opinião. Não se preocupe em ser totalmente imparcial. Este é seu espaço para expressar o que você pensa. Não existe outro lugar. Aproveite!
  • Se for uma dica de download, site ou música, lembre-se de colocar seu comentário. Será seu diferencial para os demais blogs.
  • Já recebi algumas propostas para alianças entre blogs. Este não é meu objetivo ainda. No momento, procuro linkar matérias interessantes do que sites. Unir idéias de outras pessoas enriquece o texto.

Lembre-se do lema que adotei no meu blog: Obter informação você consegue em qualquer lugar mas a sua opinião não. Ela é seu bem valioso. Trabalhe bem ela!

5 comentários:

  1. Tá aí o que eu sempre pensei sobre os blogs. Cada um tem sua visão.
    Mas ao mesmo tempo em que temos sites ruins, temos blogs ruins, que simplesmente copíam uma informação de um lugar qualquer e não dão a mínima se alguém perdeu tempo escrevendo, pesquisando etc.

    ResponderExcluir
  2. Eu criei o meu blog justamente para poder dar minha opinião.
    Minhas postagens são sempre com o meu ponto de vista.
    Mas existem muitos blogueiros que dizem que dar a própria opinião demonstra que o blog não é profissional e por isso são neutros.

    ResponderExcluir
  3. Belo post Kleber. Leio alguns blogs que se resumem em reproduzir o que os portais de notícia dão. Às vezes a sensação é de que o autor tem medo de dar opinião ou simplesmente não tem opinião sobre nada, e não há nada mais frustrante como leitor, do que não ver posicionamentos em textos que deveriam ser pessoais.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Pois é André. Tem muita gente que infelizmente não dá valor sobre a função do blog. E, como você bem citou, ainda por cima não respeita o direito do autor original. Tudo isso pelo interesse no dinheiro do Adsense.

    Ganhar dinheiro de forma desonesta assim não dá!

    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  5. Davi, acredito que a maior parte dos casos são pessoas que não tem opinião mesmo! Infelizmente o dinheiro do adsense acabou desvirtuando muito dessa paixão por blogar simplesmente para discutir idéias.

    Até em alguns blogs sobre Lost tenho visto isso. Eles colocam apenas a transcrição do episódio. Para que isso se não se adiciona comentários, opiniões e teorias? Fica vazio.

    Obrigado pela visita.
    Abraço.

    ResponderExcluir