Veja meus artigos destacados:

29 de janeiro de 2009

Eu já postei aqui no blog a dica das ótimas palestras do projeto Ted Talks em português. Sou fã dessas apresentações. Nestas minhas férias da faculdade, tenho feito quase que uma maratona diária assistindo esses vídeos e baixando algumas em formato de podcast.

Para aqueles que também gostam de acompanhar essas palestras, gostaria de dar outra sugestão. A TV cultura, em associação com a CPFL Cultura, esta transmitindo, durante os meses de janeiro e fevereiro, uma série de ótimas palestras no programa: Café filosófico. Neste espaço, vários especialistas se propõem a discutir questões de nosso mundo contemporâneo. Reflexões sobre a natureza humana são exploradas em diversos sentidos: político, espiritual, econômico, etc. Assisti algumas recentemente e gostei bastante. Aos interessados, o programa é exibido de segunda a sexta, por volta de 01:00 da madrugada. Para acompanhar toda a programação das palestras, você pode acessar esta pagina.

Mas se você tiver problema de assistir neste horário, o site da CPFL Cultura possui uma seção com os vídeos exibidos. Alias, não apenas esse programa Café Filosófico, mas também um outro programa que passava antes chamado Invenção do Contemporâneo. Era um ótimo programa. No mesmo estilo.

Vale lembrar também que os interessados de assistir ao vivo estas palestras, podem acessar o site oficial, e obter maiores informações sobre futuros eventos. Todos os encontros são gratuitos.

21 de janeiro de 2009

No início da noite, estive assistindo on-line, através do IPTV Cultura (para maiores informações, acesse ao post anterior), um debate com seguinte tema: “A Inclusão Digital e a Mobilização Social”. Participaram da mesa redonda o cantor Lobão, Fábio Lima (Estadão e Rádio Eldorado) e o mediador Rogério da Costa (consultor da GTE). Embora a conversa tenha fugido muito do tema e o Fábio Lima tenha passado quase que despercebido da discussão (resultado da fraca atuação do mediador e, principalmente, porque ele simplesmente parece não conhecer realmente como funcionam as redes sociais), mesmo assim foi bem interessante de assistir. Concordando ou não com as opiniões, são visões diferentes. É sempre bom ouvir novas idéias. Por esta razão, venho através deste texto colocar minha visão sobre o tópico Mobilização Social.

Um dos argumentos levantados inicialmente foi o seguinte: “a internet tem deixado as pessoas mais acomodadas? Afinal, elas não saem tanto para rua, em protesto, como faziam em outros tempos”. Sobre este argumento eu digo: existem momentos específicos para cada tipo de reação. O país não vive mais tempos de ditadura. Foi um outro momento. Seria bem estranho o povo brasileiro utilizar um meio de comunicação, que obviamente estaria sofrendo forte censura, para mostrar sua voz. Tinha que ir para as ruas mesmo! Juntar gente. Mostrar união das pessoas em desaprovação do “bem maior” que os governantes pregavam.

Porém, existem outros tipos de reivindicações que não necessitam de tal atitude. Tudo é uma questão de saber utilizar o meio de comunicação correto. Alias, você se lembra daquela clássica cena do filme Tropa de Elite da passeata? Várias pessoas, vestindo roupas brancas, carregando cartazes (acho que até tinha aquele clássico gesto com as mãos imitando uma pomba) pedindo paz. Quantas ações destas já ocorreram só no Rio de Janeiro? A mortalidade parou? Ou melhor, diminuiu? O problema está, claramente, na forma de execução do protesto.

Aqui na minha cidade existe um projeto chamado “Minha rua é dez”. Consiste de uma aliança entre os moradores da rua e a polícia militar com o objetivo de diminuir o número de assaltos. Não vou dar muitos detalhes pois, na verdade, não sei exatamente como funciona. Mas já conversei a criadora desta idéia e ela me informou que viu bons resultados na sua rua. E, o melhor de tudo, outras pessoas se interessaram pelo sistema e também implementaram em várias outras ruas pela cidade. Este é um ótimo exemplo de mobilização social que deu certo! A criadora poderia simplesmente ter organizado uma passeta e ganhado espaço de divulgação no jornal. Porém dias depois ninguém se lembraria disso.

O Brasil possui uma quantidade enorme de ONG’s com ótimas propostas. Mas tem tido dificuldade de encontrar espaço de divulgação. Jornais preferem dar mais atenção a um evento. Algo que cause comoção, mesmo que este não seja de real importância ao leitor (não vou voltar neste assunto, afinal, já falei muito sobre isso neste outro tópico). É por isso que a internet acaba sendo uma ótima mídia para divulgação (isso, é claro, se tal propaganda for bem idealizada).

Alias, eu concordo com o fato que os usuários da internet poderiam ser bem mais atuantes. E também que existe, por uma grande massa de internautas, uma falta de sabedoria em utilizar esta ferramenta. Mas eu digo: esta é uma época de transição para muita gente. Pessoas que estavam acostumadas a ficar, imóveis e sem interação, na frente da televisão apenas assistindo, em boa parte da programação, diálogos que não contribuíam para seu crescimento intelectual e cultural. É necessário tempo para se acostumar e aprender a usar com sabedoria estas ótimas ferramentas de comunicação: celular, MSN, Twitter, blog, etc.

Eu poderia ficar aqui por mais tempo falando de bons exemplos de mobilização social através da internet como protestos utilizando música, casos de abaixo assinado, denúncias em blogs e por aí vai. Mas acredito que já consegui expor minhas idéias. As novas ferramentas que tem surgido tem mostrado seu ótimo poder de transmitir informação. Para uma quantidade bem maior de pessoas. Prova disso é que fiz este post baseado em uma palestra que pude assistir horas atrás, ao vivo, mesmo estando muito distante do evento.

18 de janeiro de 2009

Começa hoje, a principal exposição de tecnologia e entretenimento do Brasil. Até o dia 25, serão apresentadas palestras, workshops e várias outras atrações que prometem chamar a atenção de todo o tipo de público. Infelizmente não poderei estar lá. Falta de “tempo”... sabe como é, né? Mas tudo bem, afinal, a expectativa é que a cobertura, tanto on-line como televisiva, seja bem maior do que a do ano passado.

Para começar, a TV Cultura lançou o projeto chamado IPTV Cultura. Segundo o site, serão 12 horas de programação diárias geradas a partir do evento. Serão 50 profissionais mobilizados para a cobertura. Com certeza, será uma ótima fonte para ficar antenado nas novidades. Isso sem falar que, como já é tradição, haverá cobertura no canal de TV também. Alias, ao contrário do ano passado, outros canais devem dar maior destaque a Campus Party deste ano. A MTV e a rede Globo, em seu jornal da Globo (não consegui confirmar aqui, mas, devido as recentes coberturas que este jornal deu aos assuntos de tecnologia, estou bancando esta informação), farão parte desta cobertura.

Isto sem contar na ampla cobertura no Twitter. A tag #cparty é sua chave para um gigantesco bate-papo com todos os participantes do evento. Ah! Você pode acompanhar o Live Stream das mensagem através deste link.

Comunidades no Orkut, Facebook, Youtube e demais informações sobre o evento podem ser acompanhadas através do site oficial ou do blog oficial da Campus Party.

Uma ótima Campus Party para todos que acompanharem fisicamente ou virtualmente!

14 de janeiro de 2009










Se teve um assunto que gerou, e continuará gerando, polêmica neste começo de ano é a reforma ortográfica. Algumas modificações vieram para facilitar nossa vida. Já outras ainda estão bem confusas. Gerando um pouco de transtorno. Eu pessoalmente sou a favor de uma boa parte das mudanças. Principalmente na retirada do trema. Porém, minha dificuldade ainda está em acostumar com a nova grafia. Para mim ainda soa muito estranho, inclusive a palavra “idéia”.

Alias, só no começo de janeiro que percebi: Terei que mudar o título do blog! A Língua portuguesa pede... mas existe um período de adaptação às novas regras. Tempo este na qual devem surgir cartilhas explicativas, as últimas definições que Associação Brasileira de Letras deve divulgar em Fevereiro ou Março e também corretores ortográficos para os programas de texto. Portanto, gostaria de avisar aos leitores que manterei a grafia antiga por enquanto. Não por uma questão de rebeldia. Simplesmente por ainda não ser natural para mim. Pretendo fazer a transição de forma natural e espontânea.

Gostaria da opinião sua. Já se acostumou com a nova grafia? Seus textos já estão moldados na nova regra?

10 de janeiro de 2009

Esta semana estava lendo o artigo do Kaled Martins, no Guia do PC, sobre suas previsões, no ramo da tecnologia, para este ano. Gostei bastante. Concordo com boa parte do que ele citou. Eu iria comentar no seu próprio blog mas pensei: “meu comentário vai acabar ficando tão grande... quer saber, vou fazer um post comentando seu artigo!”. Então é isso: Aproveito para mostrar meu ponto de vista e fica o convite para visitarem e lerem o post original do Kaled.

#1 - Dos lançamentos marcados para este ano, realmente o Windows 7 é o que tem maior condição de ser o grande destaque do ano. Pelo menos no quesito de mídia. Mas dizer que será um sucesso... não sei. Acredito que as vendas do próximo software da Microsoft, assim como aconteceu com o Windows XP, iniciarão bem lentas. Seria necessária uma evolução muito grande para tornar o upgrade realmente interessante. E, pelas notícias até agora, não vejo evidências disso. Alias, realmente, a empresa continuará a investir no cloud computing. É um caminho sem volta.

Ah! Eu também aposto na compra da Yahoo pela Microsoft. Sem o ex-CEO, Jerry Yang, o caminho ficou livre para a concretização da aquisição. É tudo uma questão de tempo.

#2 – Eu pessoalmente não conheço mais ninguém que ainda utilize o Microsoft Office Outlook. Ontem que eu lembrei dele: estava vendo uma reportagem na TV e apareceu uma imagem deste software. O fato de armazenar os e-mails apenas on-line já virou padrão. Não existe mais medo de perder os dados. Alias, tem muita gente que utiliza o e-mail com backup dos seus arquivos. Tamanha a confiança e utilidade adquirida. Portanto: sim! Cloud computing ganhará mais espaço este ano.

#3 – Quanto ao 3G e os smartphones, eles conseguirão maior espaço sim. Principalmente se os planos de expansão do 3G, por todo território brasileiro, continuarem a operar. Não acredito que a crise financeira, que ainda nos rondam, possa atrapalhar este setor.

Agora, vem a parte de maior divergência, na minha opinião, com o texto original: Steve Jobs irá morrer!... ops, não era sobre isso não... queria falar sobre a TV digital. Não vejo o crescimento da TV digital a tão curto prazo não. Sua procura ainda continuará baixa. E, a expressão “começará a ser melhor explorada”, assim como já comentei eu um post passado, só será atingida se tiver REALMENTE interatividade. E, pelas previsões, decodificadores, com todos os recursos que o governo tinha informado, não poderão ser produzidos com preços realmente populares.

#4 – Como fã da Nintendo, minha opinião não poderia ser diferente: acredito que vamos para mais um ano com boas chances de sucesso para a produtora nipônica. Porém, se ela quiser manter esta posição de liderança, ela terá que mostrar novas opções em jogos. Afinal, se ela repetir o fracasso da E3, do ano passado, seu futuro ficará preocupante. Mesmo porque, como foi mencionado, a Sony tem boas chances de crescimento (principalmente devido aos lançamentos blockbusters do ultimo ano). Vai continuar sendo uma boa briga para acompanhar.

#5 – Aqui entra um grande enigma deste ano. Vivenciamos, no final deste último ano, alguns fatos que podem alterar a briga pela liderança entre os browsers. O Firefox, que estava crescendo bastante e se mostrava o candidato na briga com o Internet Explorer, teve um golpe pelas costas do seu principal financiador. O lançamento do Google Chrome foi uma surpresa. E, na minha opinião, esta acabará sendo um setores de maior foco de investimentos da empresa. Prova disso, são as negociações com empresas para permitir que o Chrome venha pré-instalado em computadores e a recente liberação da nova versão de teste do navegador. É por isso que acredito em um bom crescimento de usuários desta browser. Porém este é um tópico bem difícil de fazer qualquer prognóstico.

#6 – Este é um dos itens que a crise econômica mundial pode ser mais decisiva. A popularidade do Blu-ray precisa de uma procura maior e, consequentemente, queda de preço. A “desistência” do HD DVD, ao contrário do que muitos analistas diziam, não foi suficiente para a alavancada do Blu-ray.

#7 – Um dos grandes destaques de crescimento no ano que se passou foram, sem dúvida, os notebooks. Queda no preço, melhora nas configurações, diminuição no peso e uma grande variedade de preços que procuram atingir a todas as classes consumidoras. Eu também aposto em sua crescente aceitação. Alias, eu também quero o meu!

Bom, é isso. Ano que vem retorno a este post para fazer uma analise sobre os itens escritos.

4 de janeiro de 2009

Faz que tinha comentado aqui neste blog sobre o projeto G.Night. Para quem não conhece, se trata de um projeto do Google com o objetivo de reduzir o consumo de energia. Segundo a pesquisa feita, a troca do fundo branco por um escuro corresponderia a uma redução de consumo de energia na faixa de 20%. Fatos estes que são mais sentidos em monitores de CRT.

Então, para ajudar na divulgação do projeto, eles estão fazendo este concurso cultural. Para participar basta responder a pergunta "Por que você é mais G.Night?”. A melhor resposta levará a camiseta acima. Alias, você também pode indicar amigos para participar e, se um deles ganhar, você também ganha uma!

Para participar, clique aqui.

1 de janeiro de 2009

Um dos artigos que mais deu audiência ao Tecno Idéias no ano de 2008 foi o “O que é notícia para você?”. Não apenas visita, mas também no quesito comentários. Tanto aqui, como lá no dihitt. Alias, comentários muito interessantes. Que ajudaram a engrandecer ao tema. Neste post pude colocar minha opinião sobre a situação nacional dos jornais.

Hoje, para iniciar bem o ano, peguei para assistir a uma maratona de vídeos do projeto Ted talk. Entre eles, o da jornalista Alisa Miller. Ela comenta como as emissoras não têm contribuído, para com a população americana, para um real conhecimento das notícias sobre o mundo. Logo pensei: seria um ótimo vídeo para completar ao post. E, melhor ainda, pois ela é jornalista. Ela tem propriedade muito maior no que fala. E, como você pode ver, a falta de prioridade nas notícias tem contribuído com pessoas menos cientes dos assuntos mundiais. Confira esta palestra que, embora curta (apenas 4 minutos), é direta e marcante.